Tecnologia facilita as cirurgias complexas, tornando-as mais rápidas e seguras
Originalmente projetada para agilizar, padronizar e automatizar os processos das fábricas durante a revolução industrial, a robótica cresceu e se adaptou a setores não somente voltados às linhas de produção, mas também aos focados nas soluções de problemas urbanos – desarme de bombas e resgate de pessoas, por exemplo – e da exploração espacial.
No que tange à medicina, destaca-se o papel dos robôs na produção de materiais hospitalares e no suporte direto aos médicos. Seja no monitoramento dos pacientes, por meio de sensores, ou na análise imediata de dados coletados, a robótica vem contribuindo significativamente para os avanços na área.
Com precisão e mobilidade, a robótica está presente em projetos como o Sistema Cirúrgico Da Vinci, em que pode ser usada na execução de cirurgias de diferentes níveis de complexidade, a partir do controle e da orientação de cirurgiões especializados. Isso diminui a agressividade dos procedimentos ao corpo, aumentando a segurança das operações, reduzindo o risco de sequelas e auxiliando na recuperação dos pacientes.
Segundo Rafael Lagrange, responsável pelo relacionamento da SuperGeeks, primeira escola de robótica e programação do Brasil, as projeções indicam que a robótica atue em conjunto com os avanços das inteligências artificiais, através de tecnologias e assistentes virtuais cada vez mais inteligentes. Assim, será possível coletar, monitorar e analisar os dados dos pacientes, facilitando no agendamento de consultas e alertando aos médicos que os acompanham quando os resultados apresentarem algum risco ou anormalidade. Este cenário potencializa, de forma segura e efetiva, a já bastante praticada telemedicina.
Sobre o curso de robótica da SuperGeeks, Ítalo Pereira, responsável pelo pedagógico da escola, afirma que as aulas proporcionam aos alunos o aprendizado de conceitos de eletrônica, mecânica e programação, por meio da criação de robôs e outros projetos práticos. O curso completo é composto por três etapas e voltado para crianças e adolescentes a partir de 9 anos.
Sobre a SuperGeeks
Fundada em 2014, a SuperGeeks é a primeira e melhor escola de Programação e Robótica do Brasil. Seu objetivo é ensinar ciência da computação de maneira divertida e criativa, estimulando a formação de programadores e de uma geração de criadores de tecnologia e não apenas consumidores. A SuperGeeks leciona para todas as idades a ciência da computação e acredita que a programação é essencial para o processo de aprendizagem.