Depois de passar por uma semana turbulenta com o assunto “venda de Matheus Pereira” dominando os bastidores, o Cruzeiro, enfim, direciona o seu foco para o jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro.
Neste sábado (22), o time celeste enfrenta o América, às 16h30 (de Brasília), na Arena Independência, em partida que vale vaga na decisão do Estadual. No primeiro jogo, no Mineirão, com o Cruzeiro como mandante, as equipes empataram em 1 a 1. Os gols do jogo foram marcados por Gabigol e Caua Barros.
Enquanto o América passou os últimos dias fora do holofote, trabalhando de olho na partida, o Cruzeiro viveu dias muito agitados com a iminente, depois frustrada, saída de seu camisa 10. Nessa quinta-feira, Matheus Pereira esperou até o último minuto para dizer não ao Zenit, da Rússia.
Enquanto a diretoria conversava sobre a negociação com os russos e empresários do meia-atacante, o técnico Leonardo Jardim trabalhava em campo em busca da melhor formação do time. O treinador vai mexer na equipe titular em relação ao primeiro jogo disputado entre os rivais estaduais.
Quem ficará com a vaga na final?
Como a partida de ida terminou empatada, o vencedor do segundo confronto garantirá vaga na final do Campeonato Mineiro. No caso de novo empate, por qualquer placar, a vaga na decisão será disputada nos pênaltis.
O América-MG
O técnico William Batista ganhou boas notícias na semana do clássico decisivo com o Cruzeiro. Para a partida deste sábado, Coelho terá um reforço no setor ofensivo.
Trata-se do atacante Figueiredo, que está recuperado de lesão muscular na coxa esquerda. O ex-jogador do Vasco, que não participou do jogo de ida, treina normalmente desde a última terça-feira (18) e deve pintar entre os titulares.
Nesse contexto, Adyson, titular no jogo de ida, deve ser opção no banco de reservas. O mesmo deve ocorrer com o experiente lateral-direito Mariano, recém-contratado. Aos 38 anos, o atleta possivelmente será uma possibilidade para o decorrer da partida.
Se Mariano começar como titular, William Batista poderá encerrar uma improvisação no lado direito, já que o zagueiro Júlio atuou no lado de campo na defesa no último jogo.
Confiança americana
Na última segunda-feira (17), durante premiação do Troféu Guará Bmg, na sede da Itatiaia, o presidente do América, Alencar da Silveira, se mostrou confiante em uma classificação do Coelho. Em entrevista à Itatiaia, o dirigente afirmou que o América se classificará à decisão do Estadual.
“Vou jogar no Independência. A torcida do Cruzeiro é bem-vinda. São 1.800 ingressos que ficarão à disposição. E vamos fazer o seguinte: a casa é nossa, temos estádio e vamos receber muito bem com uma vitória. O Ênio Lima vai gritar o ‘marcou’. Ele vai narrar o primeiro tempo. Então, nós já vamos sair na frente”, cravou.
Anteriormente, no último domingo (16), após empate com o Cruzeiro no Mineirão, Alencar da Silveira já havia afirmado que o Coelho vai à final do Campeonato Mineiro. Mais do que isso, o dirigente também cravou o título do time americano na competição estadual.
“O América joga em qualquer campo. O América joga aqui, em Sete Lagoas, em Betim. Não vai ter diferença nenhuma. Se acharmos melhor mandarmos o jogo aqui, vamos repetir o que fizemos em 2016. Vamos para a final do Mineiro e vamos ser campeões. Pode ser em cima de Atlético, Tombense, de quem for. Vamos ser campeões esse ano”, disse, à Itatiaia.
O Cruzeiro
Justamente por causa da transferência frustrada, Matheus Pereira não deve começar a partida. O meio-campista não participou integralmente de duas sessões de treinos, na quarta e quinta-feira (19 e 20 de fevereiro). Por isso, se for relacionado, ficará no banco de reservas.
A decisão de não aproveitar Pereira desde o início da partida é uma forma também de aliviar uma possível pressão no atleta. O episódio da saída frustrada arranhou um pouco a imagem do camisa 10, que terá que reconquistar, em campo, a confiança de boa parte da torcida.
O treinador Leonardo Jardim tem algumas opções para escalar o Cruzeiro sem Matheus Pereira. Uma dessas é adiantar Matheus Henrique para jogar como um terceiro homem do meio-campo. Outra possibilidade é escalar o meia Eduardo para fazer o papel antes feito pelo camisa 10.
Jardim também pode optar por uma trinca de meio-campistas, formada por um primeiro volante de combate (Lucas Romero ou Walace), Matheus Henrique e Eduardo. Nesse caso, um extremo como Marquinhos ou Lautaro Díaz ganharia espaço do lado direito do campo. O objetivo seria espelhar o que tem feito o atacante Dudu na ponta esquerda.
No empate com o América no jogo de ida da semifinal, Jardim optou pela entrada de Eduardo no lugar do atacante Marquinhos para “povoar” o meio de campo. O ex-Botafogo jogou ao lado de Matheus Henrique com a permissão para “pisar na área”. Pereira, por outro lado, flutuou atrás de Gabigol e liberou o corredor direito para as subidas do lateral William.
Nas demais posições, Leonardo Jardim pode optar pela manutenção daqueles que foram titulares na partida de ida, uma vez que não tem problemas de suspensão ou lesão (a exceção dos atletas já lesionados, como o atacante Dinenno, o meia Japa e o zagueiro João Marcelo).
Prováveis escalações
América-MG
Matheus Mendes; Mariano (Júlio), Lucão, Ricardo Silva e Marlon; Kauã Diniz, Cauan Barros e Elizari; Fabinho, Figueiredo e Renato Marques. Técnico: William Batista.
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki (Marlon); Lucas Romero, Matheus Henrique, Lucas Silva e Eduardo; Dudu e Gabigol. Técnico: Leonardo Jardim
Fonte: www.cnnbrasil.com.br