Antes de ser tornar o papa Leão XIV, Robert Prevost atuou como missionário no Peru de 2014 a 2023, onde passou a maior parte do tempo na cidade de Trujillo e posteriormente foi nomeado bispo da cidade costeira de Chiclayo.
As vivências e o contato com a Igreja Católica da América Latina lhe garantiram cidadania peruana em 2015, além de criar boas memórias com fiéis que conviviam com o atual pontífice.
A secretária da Diocese de Chiclayo compartilhou que Prevost não hesitava em ajudar pessoas em situação de risco durante as enchentes ou inundações na região.
“Durante as épocas chuvosas, nada o impedia. Dois setores nos distritos de Illimo e Pacora foram gravemente afetados pela chuva, quando o rio Leche transbordou, inundando tudo”, disse Zury Castillo.
“Ele saiu dirigindo sua van; não precisava de motorista, apenas carregava sacolas de comida e suprimentos e as distribuía às pessoas que atravessavam as águas. Nada o detinha”, completou orgulhosa.
Castillo também disse que a comunidade sempre achava que, depois de partir do Peru para ser nomeado cardeal e chefiar o dicastério do Vaticano, ele se tornaria papa algum dia.
“Mais tarde, quando ele se tornou cardeal, dissemos a ele que o próximo passo seria ser papa. Ele ria e balançava a cabeça. Mas, em nossos corações, algo nos dizia que, depois que ele partisse, ele se tornaria papa”, comentou a secretária da Diocese de Chiclayo.
Já Rodrigo Cuoto, gerente do restaurante Las Americas, que ficava do lado da Arquidiocese onde Prevost atuava, disse que o cardeal comia no local, além de contar historias junto dele.
“O Papa era nosso vizinho porque a Arquidiocese fica bem ao lado (do restaurante). Ele me dava uma bênção dia sim, dia não, e vinha comer aqui. Nós o servíamos e contávamos histórias com ele.” disse Cuoto.
Minha avó me apresentou a ele. Eu costumava servi-lo. Um dos seus pratos favoritos era frango frito com molho Las Américas, um prato tradicional do nosso restaurante”, completou o gerente.
Hoje, na frente do Las Americas, é possível encontrar uma lousa em homenagem ao papa Leão XIV, que sinaliza que o pontífice costumava frequentar o local.
Por mais que tenha sido escolhido durante o conclave na última quinta-feira (8), Leão XIV será formalmente empossado como papa em 18 de maio, quando celebrará sua missa pública inaugural na Praça de São Pedro, informou o Vaticano.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br