No dia 8 de agosto de 2020, o Palmeiras venceu o Corinthians, nos pênaltis, e levantou a taça do Campeonato Paulista, após um jejum de 12 anos. O título no Allianz Parque teve ainda um gosto a mais para o Alviverde: impediu o maior rival de conquistar o tetra do Paulistão.
Em 2025, a situação se inverteu. Agora é o Corinthians que pode impedir o tetracampeonato do Palmeiras no estadual.
A equipe de Abel Ferreira venceu os últimos três Paulistas. Na última edição, em 2024, o Palmeiras venceu o Santos por 2 a 0, depois de ter perdido o jogo de ida por 1 a 0, e conquistou o tri.
Em 2023, goleou o Água Santa no Allianz por 4 a 0. Em 2022, mais uma goleada por 4 a 0, dessa vez em cima do São Paulo, para ficar com o título.
Do título de 2020 para cá, somente em 2021 o Palmeiras chegou à final, mas foi superado. O Alviverde perdeu para o São Paulo, no Morumbis, por 2 a 0.
Palmeiras x Corinthians na final de 2020
Em 2020, o Corinthians chegou ao Allianz Parque buscando o tetracampeonato. O Timão tinha vencido o São Paulo, o próprio Palmeiras, e a Ponte Preta nas finais de 2019, 2018 e 2017, respectivamente.
Mas a final de 2020 foi diferente, começando pela data. Em meio à pandemia do Covid-19, os campeonatos foram paralisados e só retornaram no segundo semestre. A final do Campeonato Paulista acabou acontecendo só em agosto.
No jogo de ida, na Neo Química Arena, as equipes não saíram do 0 a 0. No Allianz, a volta teve novo empate, dessa vez em 1 a 1, e com emoção. Luiz Adriano abriu o placar para o Palmeiras, e Jô empatou a partida, de pênalti, aos 51 minutos do segundo tempo.
Apesar do banho de água fria por ceder o empate no último lance, o Palmeiras levou a melhor nos pênaltis. Weverton foi o herói do título, pegando duas penalidades, e Patrick de Paula converteu a cobrança decisiva para os donos da casa, encerrando um jejum de 12 anos.
Mando do Corinthians
Em 2025, a história se repete para o outro lado. Agora é o Corinthians que tem a chance de barrar o tetracampeonato do Palmeiras e levantar a taça do Paulistão em casa, frente à própria torcida.
Por ter melhor campanha geral, o Timão decide a final da Neo Química Arena e chega com vantagem. No jogo de ida, no Allianz Parque, o Corinthians venceu por 1 a 0 com gol de Yuri Alberto, e agora precisa apenas de um empate para ficar com a taça.
Corinthians e Palmeiras se enfrentam às 21h35 (horário de Brasília), nesta quinta-feira (27), para decidir o título do Campeonato Paulista.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br