Objetivo foi orientar os profissionais da Saúde e da Educação para a atuação no enfrentamento à violência sexual infantil
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, através do Programa Saúde na Escola (PSE), promoveu em setembro, no anfiteatro da Unimar, uma capacitação para gestores das unidades escolares e unidades de saúde com a Dra. Viviane Boacnin Yoneda Sponchiado, delegada da Polícia Civil e com a Adriana Cláudia de Faria Costa, psicóloga do Município.
A capacitação também contou com a presença da Médica Pediatra e responsável pela equipe técnica da Saúde da Criança, Dra Lariza Beraldo, representando o secretário municipal da Saúde, do secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, da fonoaudióloga e apoiadora técnica da Saúde da Criança, Fabiana Martins, da enfermeira e apoiadora técnica da Saúde da Criança, Ana Carolina Reis, da enfermeira e supervisora do Programa de Saúde Mental Camila Alcalde, das representantes do Programa Saúde na Escola (PSE), Denise F. Valera, da supervisora escolar da Educação Básica, professora Priscila Fachini, do psicólogo da Secretaria Municipal da Educação, Gilson Cardoso e da supervisora de Emei (Escola Municipal de Educação Infantil), professora Karina Carrião.
A capacitação teve a duração de três horas e meia e foi dividida em duas partes. No primeiro momento, a Dra Viviane, delegada da Polícia Civil, abordou a temática ‘Implicações legais relacionadas à violação de direitos contra crianças e adolescentes’. O objetivo foi orientar os profissionais da Saúde e da Educação para a atuação no enfrentamento à violência sexual infantil.
Dentre as legislações citadas, a Dra Viviane Sponchiado enfatizou o Art. 245 do ECA – Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990, ressaltando a responsabilidade de cada um na comunicação dos casos suspeitos ou confirmados. No segundo momento da capacitação, realizamos a entrega oficial do livro “Pipo e Fifi” de Carolina Arcari e cada Unidade de Saúde e Unidade Escolar recebeu um exemplar, e posteriormente a psicóloga do município, Adriana Cláudia de Faria Costa, fez uma abordagem sobre a utilização do livro com nossas crianças, além de apresentar sugestões de materiais para trabalhar com a temática no sentido da prevenção à violência sexual infantil.
“É fundamental capacitarmos os gestores das Unidades Escolares para uma atuação eficiente no enfrentamento da violência sexual infantil de forma que todos tenham conhecimento da legislação vigente e dos procedimentos corretos para as denúncias e encaminhamentos, garantindo assim o direito e a proteção das nossas crianças”, afirmou o secretário Municipal da Educação, professor Helter Bochi.
Fotos Divulgação