Exclusão, bullying, sentimentos de inadequação. Essas são algumas questões que podem ser enfrentadas por pessoas com obesidade, uma das doenças crônicas que mais cresce no mundo todo. Por isso, é comum que obesidade e transtornos de saúde mental caminhem juntos. E, segundo especialistas, depressão é transtorno mental mais comum em pessoas obesas.
Isso se dá “por conta da exclusão, porque a pessoa se sente inadequada”, explica Andrea Levy, psicóloga especializada em obesidade. “E nós vivemos em um mundo que é hostil à obesidade”.
“Se você for, por exemplo, a um restaurante, não tem uma mobília adequada à pessoa com obesidade. Vários consultórios médicos não têm mobílias adequadas. Até nessas coisas mais corriqueiras, você vê que tem uma exclusão”, avalia Adriano Segal, chefe da Psiquiatria do Ambulatório de Obesidade do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Para os profissionais de saúde, é importante que a obesidade e a depressão sejam tratados simultaneamente, ou seja, um tratamento multidisciplinar. Isso porque há causas e consequências da obesidade que também estão na raiz do aparecimento de problemas de saúde mental, como alteração de ciclo de sono, de imunidade, estados inflamatórios, alteração de microbiota intestinal, entre outros.
Andrea Levy e Adriano Segal discutem mais sobre a temática e os cuidados de saúde necessários no CNN Sinais Vitais desta semana, transmitido na CNN às 19h30 do sábado (29). A apresentação do programa é feita pelo médico cardiologista Roberto Kalil.
*Publicado por Pedro Jordão, editor da CNN em São Paulo
Fonte: www.cnnbrasil.com.br