Diretores da Liga Forte União, Alessandro Barcellos e Marcelo Paz sinalizaram para um avanço nas conversas com a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) para a criação de uma liga unificada. Em entrevista à Itatiaia, Paz e Barcellos trataram a fusão como ‘fundamental’ para o futuro do futebol brasileiro.
“As portas continuaram e continuam abertas, as conversas continuam acontecendo e todos nós sabemos que o passo da unificação, da busca de termos uma liga única, é fundamental para o futebol brasileiro, para os clubes, para a gente maximizar ainda mais as receitas”, disse Barcellos.
“O trabalho está sendo feito, continuará sendo feito, e eu tenho certeza de que é um passo importante que a gente tem que continuar perseguindo. Logo, se tudo der certo, a gente vai poder trabalhar em uma condição ainda melhor”, completou.
Marcelo Paz classificou a unificação como um caminho que “precisa ser buscado”. O executivo ressaltou a importância da profissionalização do futebol brasileiro para trazer mais receitas para o ecossistema do esporte.
“Eu acho que a gente também tem que fazer, no advento da liga, no advento da criação, que eu acredito que vai acontecer, juntar os 40 clubes, é fazer de forma muito profissional”, pontuou.
“Em uma Liga Unificada, a gente vai ter 10 executivos, assim, eu estou exagerando, né? Mas vai ter que ter o melhor executivo possível da área de competições, da área de branding, de direitos internacionais, de padronização de estádios, financeira, administrativa. Mas é um produto muito grande, que mexe com o país inteiro e que vai ter ramificações internacionais”, avaliou.
Proximidade entre Libra e LFU
Paralelo à reta final da negociação dos direitos de transmissão por parte da LFU, houve uma aproximação dos blocos. Publicamente as duas ligas demonstraram sintonia ao divulgar comunicado em conjunto no caso da Lei da SAF.
Houve acordo também na comercialização dos direitos internacionais. Existe uma expectativa de andamento nas tratativas após a contratação de Neymar.
Divisão dos times por blocos na Série A em 2025
- Libra: Atlético, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Bahia, Vitória, Red Bull Bragantino e Santos.
- LFU: Cruzeiro, Corinthians, Vasco, Fluminense, Botafogo, Inter, Mirassol, Fortaleza, Ceará, Juventude e Sport
Fonte: www.cnnbrasil.com.br