Novos encontros serão promovidos pela Secretaria Municipal da Educação de Marília. “Estaremos abordando a exploração teórico-prática das unidades temáticas, que compõem o currículo oficial de matemática, números, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística. Tudo para favorecer a socialização de saberes e ampliação de conceitos imprescindíveis para o desenvolvimento do pensamento matemático”, informou o secretário municipal.
A formação continuada oferecida pela rede municipal de ensino ocorreu durante a jornada diária de trabalho, composta por cinco horas, sendo propostas reflexões teórico-práticas sobre álgebra, uma das unidades temáticas a ser explorada com os estudantes durante o ano letivo. Conduzido pelo professor doutor José Carlos Miguel, ex-diretor do campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Marília. Miguel é especialista no ensino da matemática. As atividades propostas versaram sobre o desenvolver do pensamento algébrico, elucidando nos professores a importância do trabalho com a linguagem simbólica da matemática, o que pôde ser amplamente experienciado pelos participantes através de propostas específicas de ensino das habilidades de álgebra constantes no currículo oficial do Município em consonância com o estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular.
A álgebra no cotidiano
Para a professora Elizângela da Silva, docente da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Professora Sofia Teixeira Barbosa’, o encontro formativo permitiu compreender o uso da álgebra no cotidiano. “O assunto tratado no encontro gerava muitas inquietações entre nós, educadores, mas a partir dos exemplos apresentados pelo professor José Carlos Miguel foi possível perceber a presença da álgebra no dia a dia das crianças”, exemplificou. A metodologia estudada enfatizou a análise das alternativas por exclusão. “Assim, levamos os alunos a refletir sobre o erro e chegar à resposta correta, tudo isso com autonomia, justificativas e socializando o pensamento. Ou seja, houve a construção do conhecimento”, afirmou a professora Elizângela da Silva.
A capacitação partiu da premissa de que a matemática detém uma linguagem específica e que essa linguagem precisa ser de domínio do estudante. Os educadores foram estimulados a desenvolver o pensamento algébrico convidativo e a explorarem o vocabulário matemático, imprescindível e relevante para a aquisição das habilidades lógico-matemáticas. O treinamento, ocorrido entre 17 de 18 abril, reuniu 76 professores de 5º ano e 21 professores-coordenadores de Emeis.