Saúde: Secretaria realiza capacitação para melhor
encaminhamento ao Projeto Amor de Criança
Diagnósticos precoces ampliam as possibilidades de tratamento
A Secretaria Municipal da Saúde promoveu na manhã desta quarta-feira (2), no auditório do 4º andar, um curso de capacitação com os profissionais da APS (Atenção Primária em Saúde), objetivando um melhor encaminhamento ao Projeto Amor de Criança.
A capacitação foi ministrada pelo médico pediatra Dr. Francisco de Agostinho Júnior, que é o coordenador do Projeto Amor de Criança, cujas atividades são realizadas no Ambulatório Médico de Especialidades, localizado na Unimar (Universidade de Marília).
Além dos profissionais da saúde da APS, a qualificação contou também com a presença da secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio; com a presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiências, Célia Castro; com a advogada Maricler Botelho, também integrante desse conselho; com o presidente da AADEF (Associação de Apoio ao Deficiente Físico), Salvador Santiago Júnior; e com a supervisora do Banco de Leite Humano, enfermeira Sandra Domingues; entre outros.
Paloma Libanio destacou a importância desse curso. “No mês que estamos voltados às ações do autismo, achamos muito importante realizar essa capacitação com os profissionais da atenção primária para que possam identificar qualquer atraso no desenvolvimento ou qualquer dificuldade que o pai e a mãe tenham com as crianças. E o Dr. Francisco muito gentilmente veio fazer essa capacitação para que possamos fazer o diagnóstico precoce de qualquer transtorno que a criança poderá ter”.
A secretária explicou que, a partir de agora, ao se identificar algum atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou qualquer transtorno, o paciente será encaminhado ao Projeto Amor de Criança. “Lá será feita a triagem desse paciente para que possa ser inserido na nossa rede de atenção aos cuidados das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), com doenças raras e necessidades especiais. Foi um curso muito importante e positivo para todos nós”.
O coordenador do Projeto Amor de Criança, Dr. Francisco de Agostinho Júnior, afirmou que o evento foi muito positivo. “Fiquei extremamente honrado com o convite do Dra. Paloma para que, juntos com a Secretaria da Saúde, possamos potencializar o atendimento e as oportunidades a essas crianças com acometimento neurológico e com doenças raras tanto na atenção básica como na alta complexidade. Foi uma reunião proveitosa e fiquei muito feliz em contar com todo esse apoio da Secretaria da Saúde, que certamente vai beneficiar a criança com um atendimento cada vez mais aperfeiçoado”.
Durante a capacitação, Dr. Francisco orientou os profissionais a ficarem atentos para um diagnóstico precoce das doenças raras. “É fundamental os profissionais estar atentos, pois hoje em dia tem muita possibilidade de tratamento, dando às crianças uma condição de vida melhor. Para isso precisa desse diagnóstico precoce e do encaminhamento”.
AMOR DE CRIANÇA
O “Projeto Amor de Criança” é uma iniciativa sem fins lucrativos dedicada à prestação de serviços de saúde e assistência a crianças e adolescentes diagnosticados com paralisia cerebral.
Sob a liderança do médico pediatra Francisco de Agostinho Júnior, as atividades ocorrem no Ambulatório Médico de Especialidades da Unimar.
A agenda desde o início registra mais de 600 crianças atendidas.
O projeto conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas e odontologistas, todos engajados no propósito de oferecer cuidados abrangentes.
Além dos serviços de saúde, o Projeto Amor de Criança realiza a doação de cestas básicas, fraldas, cadeiras de rodas, exames de alto custo e leite especial. Adicionalmente, fornece assessoria jurídica gratuita e especializada para proteger os direitos das crianças e adolescentes com paralisia cerebral, assim como de suas famílias.
Fotos: Divulgação