DA ASSESSORIA DE IMPRENSA
Atividades serão realizadas em parceria com a 4ª Companhia de Policiamento Ambiental
Durante o ano letivo de 2025, os alunos do 4º ano das escolas municipais de Marília serão beneficiados pelo Projeto de Educação Ambiental “Natureza Viva”. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Educação – e a 4ª Companhia de Policiamento Ambiental.
A iniciativa tem como objetivo oferecer uma educação sólida sobre questões ambientais, com o intuito de sensibilizar os estudantes, professores e a comunidade em geral sobre a importância da preservação e recuperação dos recursos naturais.
“Essa união entre a educação e a segurança ambiental fortalece a proposta do Natureza Viva, promovendo uma abordagem prática e educativa sobre as questões ambientais que impactam o cotidiano das crianças e suas comunidades”, destaca o cabo da Polícia Militar, Marco Aurélio Fernandes, que é responsável pelo desenvolvimento do projeto.
Com foco na conscientização, o projeto busca transmitir aos alunos conhecimentos essenciais sobre o meio ambiente, abordando as causas e os efeitos da degradação ambiental. Por meio dessa educação, os participantes terão a oportunidade de entender a importância de adotar práticas sustentáveis em suas vidas, compreendendo como podem contribuir para a preservação do planeta.
O “Natureza Viva” aborda temas como a proteção e recuperação dos mananciais, a importância da água para a humanidade e os impactos da erosão e do assoreamento dos cursos d’água. Além disso, enfatiza a poluição dos mananciais, provocada por lixo, agrotóxicos e esgoto doméstico, além da relevância da preservação do patrimônio cultural.
O projeto também se dedica ao contexto rural, abordando temas como a proteção e recuperação das reservas florestais, a preservação das matas ciliares e o uso adequado de produtos fitossanitários. Técnicas de recuperação do solo e a importância das áreas de proteção permanente serão igualmente discutidas, enfatizando a necessidade de manter o equilíbrio ambiental em todas as suas esferas.
“A pedido do nosso prefeito Vinicius, reforçamos o nosso compromisso com a educação ambiental, capacitando as novas gerações para se tornarem agentes de mudança. Ao oferecer uma formação completa e abrangente, o ‘Natureza Viva’ não apenas prepara os estudantes para entenderem a gravidade das questões ambientais, mas também os inspira a atuar na proteção do meio ambiente, assegurando um futuro mais sustentável para todos”, ressalta a secretária municipal da Educação, professora Cilmara Carreiro.
Fotos: Divulgação