A participação dos alunos foi muito incentivada em nossas escolas
A Secretaria Municipal da Educação de Marília promoveu em 26 de novembro a premiação de 42 alunos finalistas da 3ª Olimpíada Municipal de Matemática desenvolvida com as turmas de 2º ao 5º ano das 21 escolas de Ensino Fundamental que integram o Sistema Municipal de Ensino de Marília.
Conforme o regulamento oficial elaborado pela Secretaria Municipal da Educação, os estudantes envolvidos participaram das duas fases da OBMEP Mirim realizada neste ano e, obtendo melhor classificação em nível de escola, garantiram o direito de competir com os demais finalistas na Olimpíada Municipal de Matemática. Os premiados foram submetidos a um processo seletivo organizado pela Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, sendo os instrumentos avaliativos compostos por 15 questões matemáticas aplicadas na semana anterior aos alunos de 2º e 3º anos e de 4º e 5º anos.
A 3ª Olimpíada Municipal de Matemática é uma competição científica idealizada pela Secretaria Municipal da Educação com vistas a transformar a relação das crianças com esse Componente Curricular desde os anos iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos ao processo de aprendizagem. A participação dos alunos foi muito incentivada em nossas escolas.
“Além de promover a ampliação de conhecimentos e desenvolver o raciocínio lógico, participar de uma competição matemática desse porte agrega experiências de vida aos nossos estudantes, importante para o crescimento dos mesmos enquanto cidadãos”, declarou o secretário municipal da Educação, Helter Bochi.
A solenidade de premiação ocorreu no Auditório Aniz Badra do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília), com as presenças do assessor especial da Secretaria Municipal da Educação de Marília, Joaquim Bento Feijão, supervisão escolar, da equipe técnico-pedagógica de Emef, diretores das escolas municipais, professores e pais dos premiados.
Resultado
Na Categoria Mirim 1 (alunos de 2º e 3º ano) foi premiado em 1º lugar o aluno Murilo Baleeiro Cantarim (Emef Myrthes Pupo), em 2º lugar a aluna Manuella de Oliveira Cazares Cardoso (Emef Antonio Moral) e em 3º lugar o aluno João Francisco Batista Campelo (Emef Antônio Ribeiro).
Os premiados na Categoria Mirim 2 (alunos de 4º e 5º ano) foram: Leonardo Lourenço Alvarez (Emef Antônio Ribeiro) classificado em 1º lugar, Lucas Jacomini de Souza (Emef Nelson Gabaldi) em 2º lugar e a aluna Lorena Scaleão Marques (Emef Nivando Mariano) em 3º lugar.
Todos os estudantes participantes da Olimpíada Municipal de Matemática foram premiados com medalha e certificado de Honra ao Mérito. Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares também foram contemplados com um kit composto por jogos pedagógicos diversos e seus respectivos professores receberam um food voucher cada um. Destaca-se ainda a premiação de dois tablets oferecidos aos estudantes que conquistaram o 1º lugar em cada categoria.
“A organização de uma olimpíada em âmbito municipal faz parte de um rol de ações projetadas para 2024, no intuito de desenvolver competências e habilidades matemáticas imprescindíveis para a educação integral das crianças. Mobilizamos nesse ano 6.128 alunos de todas as escolas municipais, um acréscimo de 17% de participantes se comparado a 2023, o que reflete diretamente na aprendizagem matemática em nossas escolas”, relatou a supervisora de Emef, Rita Borguetti.
Fotos: Divulgação