A Polícia Civil está mobilizando 1.500 agentes para o atendimento ao público na praia de Copacabana durante o show de Lady Gagno neste sábado (3). O reforço das delegacias começa a partir desta quinta-feira (1º). As equipes farão o monitoramento de redes sociais e profissionais de pronta resposta estarão disponíveis para turistas.
No entorno do show, haverá unidades com agentes bilíngues, preparados para receber turistas, tanto brasileiros como de fora do país. O local também contará com o apoio do Esquadrão Antibomba da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), que será acionado se houver suspeita de artefatos explosivos.
Para o secretário de Estado da Polícia Civil, delegado Felipe Curi, a ideia é repetir o mesmo padrão de segurança do show da Madonna, que ocorreu em maio do ano passado na praia de Copacabana. “Seguimos o planejamento rígido com os mesmos padrões de sucesso que a Polícia Civil realizou tanto no show da Madonna, como em eventos de grande fluxo, como o Réveillon, Carnaval e Rock in Rio”, diz ele.
O reforço no efetivo ocorrerá nas delegacias da zona Sul, do Centro, Barra da Tijuca, na Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat), na Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DAIRJ), na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi).
O período operacional terá início no sábado, às 15h, e será estendido até às 5h de domingo (4). Para reforçar a área do show, além das centrais de flagrantes 12ª DP (Copacabana) e 14ª DP (Leblon), durante este período, a 13ª DP (Ipanema) também atuará como central. Na unidade, funcionará o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos.
De acordo com o governador Cláudio Castro, o planejamento especial repete o que vem dando certo. “As forças policiais já adquiriram uma grande expertise em grandes eventos, levando segurança para quem vai assistir a esses mega shows na praia, e desta vez não será diferente”, reforça.
*Sob supervisão
Fonte: www.cnnbrasil.com.br