spot_img

Em discurso difuso sobre 3° mandato, Trump ignora Constituição dos EUA

Mais notícias

O presidente americano, Donald Trump, voltou a tratar sobre a possibilidade de concorrer a um terceiro mandato – algo proibido nos Estados Unidos. Primeiro, afirmou “não estar brincando” sobre uma nova eleição. Depois, disse que não avaliou essa chance. Ao mesmo tempo, mostrou irritação com o andamento do cessar-fogo na Ucrânia.

O republicano disse que existem métodos para ele ser reeleito e que não está brincando com a possibilidade. Mas a Constituição americana impede que uma pessoa seja eleita presidente mais de duas vezes.

Já nesta segunda (31), ele desconversou sobre o assunto. Trump disse que não investigou o caso, mas destacou que “dizem que há uma maneira de fazer isso, mas não sei sobre isso, mas não considerei”.

Para obter um terceiro mandato, Trump teria que alterar a carta magna americana. Mas, para isso, precisaria de dois terços dos votos do Congresso e da confirmação por três quartos dos estados.

Tentando evitar qualquer mudança, congressistas democratas buscam reforçar o apoio do Legislativo à Vigésima Segunda Emenda da Constituição, que impossibilita que presidentes tenham mais de dois mandatos.

Os republicanos, por sua vez, não discordam publicamente de Trump e colocam as declarações apenas como uma “brincadeira”.

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, endossou o discurso do partido.

“Vocês continuam perguntando ao presidente sobre um terceiro mandato e ele responde honestamente e sinceramente com um sorriso e todos aqui ‘colapsam’ sobre sua a reposta.”, afirmou Leavitt, em tom irônico.

Trump também subiu o tom contra o presidente russo, Vladimir Putin. O americano disse que estava irritado com a postura de Putin sobre as negociações de paz na Ucrânia e reforçou que vai impor tarifas contra o petróleo russo caso as conversas não avancem.

Pouco depois, porém, disse estar confiante em um acordo.

“Eu fiquei desapontado de certa forma com algumas das coisas que foram ditas no último dia ou dois sobre Zelensky. Porque quando ele considera Zelensky não confiável, ele deveria estar fazendo um acordo com ele, goste ou não dele, então eu não fiquei feliz com isso.”, disse Trump.

O Kremlin evitou o confronto e afirmou que Moscou e Washington seguem trabalhando em conjunto para um cessar-fogo, mas que o processo é demorado devido à complexidade do assunto.

O governo russo também disse que ambos seguem cooperando para reconstruir as relações bilaterais entre os países. Um novo telefonema entre Putin e Trump para discutir a questão não foi descartado, mas ainda não foi agendado.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nuvens dispersas
27.7 ° C
27.7 °
27.7 °
58 %
1.9kmh
30 %
qua
31 °
qui
32 °
sex
30 °
sáb
23 °
dom
23 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias