spot_img
spot_img

Em meio a crise interna, Trump ataca Zelensky e pressiona por cessar-fogo

Mais notícias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou as declarações do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, quanto ao reconhecimento do domínio da Rússia sobre a Crimeia e acusou o líder ucraniano de impedir um acordo de cessar-fogo no conflito.

Trump classificou a situação dos ucranianos como “terrível” e disse que Zelensky pode escolher entre a “paz, ou lutar e perder o país inteiro”.

Já Vance pediu que as linhas territoriais entre os dois países fiquem próximas à forma que estão nesse período da guerra.

“Agora, é claro que isso significa que tanto ucranianos quanto russos terão que abrir mão de parte dos territórios que possuem atualmente.”, disse o vice-presidente dos EUA.

No momento, os russos dominam Mariupol, Luhansk e Donetsk – além da Crimeia, que já era controlada por Putin desde antes do início do conflito em 2022. Isso representa cerca de 18% do território ucraniano.

Russos estão em regiões como Donetsk e Luhansk e buscam avançar na região • Arte/CNN Brasil

O governo de Volodymyr Zelensky, no entanto, recusa fortemente a ideia e reforça que a região pertence ao “povo da Ucrânia”, mas afirma que segue pronto para negociar, desde que isso não represente uma rendição.

JD Vance também criticou o andamento das conversas e disse que esse seria o momento do “passo final” para o fim do conflito.

“Apresentamos uma proposta muito clara tanto para os russos quanto para os ucranianos, e é a hora deles dizerem sim ou de os EUA saírem desse processo. Nós engajamos em uma quantidade extraordinária de diplomacia e de trabalho de campo.”, aponta Vance.

A Casa Branca garante cada vez menos espaço às negociações pela paz. O secretário de Estado de Trump, Marco Rubio, cancelou uma reunião sobre o cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia que aconteceria em Londres. As tratativas envolveriam um grupo de diplomatas europeus e o enviado especial da Casa Branca para tratar do conflito, Steff Witkoff, que também não foi ao Reino Unido.

Witkoff, no entanto, manteve vista marcada a Moscou ainda nessa semana. Por outro lado, a equipe de Marco Rubio atribui a ausência do secretário a questões logísticas, mas não especificou quais foram os problemas enfrentados.

A falta de andamento nas negociações acontece ao mesmo tempo que a Rússia intensifica ataques contra a Ucrânia depois de uma trégua no feriado da Páscoa. Nove pessoas morreram depois de um drone russo atingir um ônibus de passageiros. Outro ataque com drones deixou duas pessoas feridas e danificou infraestruturas civis nas cidades de Odessa e Kharkiv.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
18.9 ° C
18.9 °
18.9 °
66 %
1.6kmh
100 %
qui
28 °
sex
20 °
sáb
26 °
dom
29 °
seg
21 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias