As três décadas de história da unidade de ensino da rede municipal foram retratadas em projeto institucional ‘Sementinha 30 anos’
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Sementinha, localizada no bairro Jardim Planalto, zona Sul de Marília, promoveu o projeto institucional ‘Sementinha 30 anos’, marcando as celebrações dos 30 anos de fundação da unidade de ensino. Durante todo o mês de setembro, gestão, professores e crianças envolveram a comunidade escolar no resgate histórico dos 30 anos da Emei.
A ação oportunizou às crianças e equipe conhecer um pouco da formação da escola ao longo das três décadas por meio de pesquisa em álbum de fotos, relatos de ex-servidores municipais, entrevistas com aqueles que mais tempo permaneceram na unidade, além de estudos sobre a origem do nome e sua logo. Houve ainda representação do espaço por maquete, levantamento de ex-alunos que hoje estão formados, entre outras ações.
A abertura oficial do projeto contou com a ‘Hora Social’, uma apresentação cultural preparada pelas crianças com a canção “Parabéns!” e cupcake de cacau. Os estudantes puderam, por meio do projeto, compreender todo o processo das transformações ocorridas durante as três décadas de história, identificando-as na estrutura física, na equipe e nas propostas de trabalho.
O desenvolvimento do trabalho além de fortalecer os laços afetivos, permitiu reencontros e valorizou a história da Emei. Também permitiu a percepção na relação de tempo entre o passado e os dias atuais, vislumbrando o próprio futuro. O projeto, finalizado em 30 de setembro, culminou com exposição dos trabalhos e cartões escritos pelas famílias.
“Tivemos uma mobilização emocionante e saudosista de quem por aqui passou e de tantos que ainda estão, fazendo desta uma história realmente memorável”, comentou a diretora Daniele Dayana Rodrigues de Souza. Ainda conforme observou a diretora Daniele de Souza, “este foi um trabalho muito especial para todos nós”, salientou. “O resgate histórico, demonstrações de afeto, lindas representações das crianças, leitura de imagens e prestígio histórico da nossa Emei Sementinha, tudo isso fez parte do projeto institucional. É uma história de carinho, afetividade e aprendizagem que todos levamos na memória e no coração”, concluiu.
Fotos: Divulgação