Diferente da depilação, a técnica proporciona pele mais suave e crescimento menos visível
Recentemente, um novo termo tem ganho destaque no setor de beauty & wellness – a epilação. Comumente confundida com a depilação, a diferença entre os procedimentos se dá nos métodos e resultados.
“A epilação remove os pelos pela raiz, o que pode resultar em uma regrowth mais fino e menos perceptível ao longo do tempo, proporcionando uma pele mais suave por períodos mais prolongados”, explica Marina Groke, especialista em beleza da Escova Express, rede de cuidados estéticos. A profissional pontua que o procedimento garante uma remoção completa dos pelos, o que leva a um crescimento suave e pouco visível.
Ao longo dos meses, a técnica tem se popularizado significativamente, tornando-se uma escolha comum para a remoção de pelos em diversas partes do corpo, incluindo faciais. Isso se deve, em parte, ao aumento da oferta de produtos e serviços de epilação, que proporcionam uma variedade de opções para atender às preferências individuais. Marina reforça que, em seu empreendimento, tem sido uma procura recorrente das clientes.
Além disso, a melhoria contínua dos métodos de epilação, como o desenvolvimento de tecnologias de cera mais eficazes e aprimoramentos nos epiladores elétricos, tem contribuído para tornar o processo mais acessível e menos doloroso para muitas pessoas.
Epilação x Depilação
A principal diferença entre os processos está no método de remoção dos pelos. Na epilação, eles são removidos pela raiz, o que significa que o folículo piloso é extraído completamente. Isso geralmente é feito por meio de técnicas como cera quente ou fria, uso de pinça ou epiladores elétricos. Por outro lado, na depilação, apenas a parte visível do pelo é removida, deixando o folículo intacto.
A duração dos resultados também se diferencia nos procedimentos. Como a epilação remove os pelos através da raiz, geralmente leva mais tempo para o crescimento. Por outro lado, na depilação, os pelos voltam mais rapidamente, uma vez que apenas sua parte visível é removida, deixando o folículo intacto. Isso significa que, embora a depilação possa oferecer resultados imediatos, eles tendem a durar menos tempo em comparação com a epilação.
Entenda as vantagens
Um dos principais benefícios é a remoção completa dos pelos pela raiz, proporcionando uma pele mais suave e duradoura. Ao retirá-los dessa forma, a o processo de crescimento é desacelerado, resultando em períodos mais longos entre as sessões de remoção e reduzindo a necessidade de manutenção frequente.
Vale ressaltar que, como mencionado previamente, a epilação resulta em um crescimento de pelos mais suave e menos áspero ao longo do tempo. Ao contrário da depilação, que pode causar pontas ásperas e irritação à medida que eles crescem de volta, a epilação os retira pela raiz, resultando em uma regeneração gradual e menos perceptível. Isso contribui para uma sensação de suavidade prolongada na pele, proporcionando um conforto duradouro e uma aparência mais refinada.
Outro ponto positivo diz sobre a opção de ser realizada em diversos tipos de pele e áreas do corpo. Ao contrário de alguns métodos de depilação que podem ser inadequados para determinadas regiões, a epilação é uma opção versátil que pode ser aplicada em praticamente qualquer área, incluindo pernas, axilas, virilha e rosto. Isso proporciona uma solução completa para a remoção de pelos, permitindo que os indivíduos personalizem sua rotina de cuidados com a pele de acordo com suas necessidades específicas.