spot_img

EUA buscam quatro soldados desaparecidos durante treinamento na Lituânia

Mais notícias

Uma busca por quatro soldados americanos que desapareceram durante uma missão de treinamento perto da fronteira da Lituânia com Belarus está em andamento, informou o Exército americano na quarta-feira (26), depois que um veículo blindado foi encontrado submerso na água.

Os soldados foram dados como desaparecidos em uma área de treinamento perto da cidade de Pabrade por volta das 16h45 (horário local) na terça-feira (25), relataram as Forças Armadas Lituanas em um comunicado.

Mais tarde na quarta-feira (26), o Exército dos EUA, Europa, e África confirmou que o veículo blindado M88 operado pelos soldados foi encontrado em uma área de treinamento.

“O veículo foi descoberto submerso na água em uma área de treinamento após uma busca pelo Exército dos EUA, Forças Armadas Lituanas e outras autoridades lituanas”, relata o comunicado. “Os esforços de recuperação estão em andamento pelo Exército dos EUA e Forças Armadas Lituanas e agências civis. Os esforços de busca pelos soldados continuam.”

Equipes de emergência estavam cavando em um pântano, que foi drenado após o veículo ter sido descoberto a mais de cinco metros de profundidade, segundo a ministra da Defesa da Lituânia, Dovilė Šakalienė, informou a Reuters.

Até esta quinta-feira (27), não havia “nenhuma evidência ou informação confirmando quaisquer vítimas”, anunciou o Ministério da Defesa Nacional da Lituânia em um comunicado.

Os soldados eram da 1ª Brigada, da 3ª Divisão de Infantaria e estavam realizando “treinamento tático programado” no momento do incidente, continuou a declaração.

Questionado na quarta-feira (26) à noite por repórteres se ele havia sido informado sobre os soldados desaparecidos, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou: “Não, não fui.”

Šakalienė escreveu em uma publicação no X que ficou “profundamente triste” ao saber sobre os soldados desaparecidos.

“Todos permanecem em prontidão, prontos para fornecer suporte médico de emergência”, comentou ela. “Fiquem tranquilos, pois continuaremos nossos esforços incansavelmente.”

Os EUA mantêm presença na Europa Oriental e na região do Báltico desde 2014, em uma operação chamada “Atlantic Resolve”, após a invasão da Crimeia pela Rússia.

A Lituânia, membro da Otan e da União Europeia, hospeda centenas de tropas americanas, que estão estacionadas em uma base rotativa.

Um acampamento militar americano chamado Camp Herkus foi estabelecido em Pabrade em agosto de 2021, anunciou o Ministério da Defesa Nacional da Lituânia em um comunicado na época.

Ele está equipado para abrigar até 700 soldados, ou mil em uma base de curto prazo, segundo as Forças Armadas Lituanas.



Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
22.8 ° C
22.8 °
22.8 °
67 %
2.2kmh
100 %
seg
32 °
ter
27 °
qua
33 °
qui
31 °
sex
23 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias