spot_img

EUA deportam imigrantes venezuelanos de Guantánamo para Honduras, dizem fontes

Mais notícias

Os Estados Unidos deportaram mais de 170 imigrantes venezuelanos da Base Naval da Baía de Guantánamo para Honduras nesta quinta-feira (20), antes da transferência esperada para a Venezuela – parecendo ter quase esvaziado a base de migrantes.

Os deportados foram levados de Guantánamo para a cidade de Comayagua, em Honduras, e agora serão enviados para a Venezuela em um voo especial pela companhia aérea estatal venezuelana Conviasa, disseram várias fontes à CNN. É o primeiro voo de deportação da Baía de Guantánamo desde que o governo Trump começou a transferir migrantes dos Estados Unidos para lá.

A Imigração e Alfândega dos EUA confirmou no X que havia “transportado 177 imigrantes ilegais venezuelanos da Baía de Guantánamo para Honduras hoje para serem recolhidos pelo governo venezuelano”.

O Departamento de Segurança Interna alegou que os migrantes venezuelanos enviados para a Baía de Guantánamo têm laços com a gangue Tren de Aragua.

Mais cedo na quinta-feira, Honduras disse que havia facilitado a transferência de até 170 migrantes venezuelanos dos Estados Unidos para a Venezuela, mas não confirmou que o grupo estava viajando de Guantánamo.

“O governo venezuelano solicitou a transferência, é um voo da Conviasa e eles estão pagando por isso”, disse uma das fontes à CNN.

Como várias empresas estatais venezuelanas, a Conviasa está atualmente sob sanções do Tesouro dos EUA.

A CNN contatou o governo venezuelano para comentar.

Os registros de rastreamento de voo indicam que uma aeronave Conviasa da Venezuela pousou em Comayagua, Honduras, na quinta-feira. Menos de uma hora depois, duas aeronaves GlobalX da Baía de Guantánamo chegaram ao mesmo campo de aviação.

A deportação de supostos membros do Tren de Aragua de volta para a Venezuela foi uma das questões que o enviado dos EUA Richard Grenell discutiu com o presidente venezuelano Nicolás Maduro quando ele visitou Caracas em janeiro, a primeira visita de alto nível de um diplomata dos EUA à Venezuela em anos.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nuvens quebradas
30.1 ° C
30.1 °
30.1 °
55 %
1.3kmh
72 %
sex
29 °
sáb
30 °
dom
30 °
seg
31 °
ter
31 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias