Soldados dos Exércitos filipino e americano começaram três semanas de exercícios militares conjuntos nesta segunda-feira (24), com atividades focadas em defesa territorial e comando de mobilizações de forças em larga escala, comunicou o Exército filipino.
Cerca de 5 mil militares participarão de ações de combate e troca de conhecimentos na primeira fase do Exercício Salaknib. Uma segunda fase está programada para o final deste ano.
O Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, deve viajar para Manila nesta semana para se encontrar com líderes e forças filipinas, anunciou o Pentágono na semana passada.
As atividades se concentrarão em aprimorar operações combinadas entre Exércitos, manobras em larga escala, exercícios de fogo real e defesa territorial.
Os exercícios Salaknib começaram em 2016 e são compromissos anuais entre os dois aliados e fazem parte dos exercícios de treinamento mais amplos Balikatan (ombro a ombro, em tradução livre).
Os compromissos de segurança entre as duas nações aumentaram sob o presidente filipino Ferdinand Marcos Jr., que se aproximou mais dos Estados Unidos.
Marcos priorizou a defesa dos direitos soberanos das Filipinas no Mar da China Meridional e entrou em choque repetidamente com a China sobre as ações na região, incluindo a presença constante da guarda costeira de Pequim perto de áreas disputadas na zona marítima de Manila.
Hegseth é o primeiro oficial do gabinete do governo americano a visitar a capital Manila desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, assumiu o cargo em janeiro.
As Filipinas garantiram uma isenção do congelamento de financiamento de 90 dias que Trump ordenou em janeiro para que pudessem receber US$ 336 milhões para a modernização de suas forças de segurança.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br