É raro que uma conta de paródia esportiva nas redes sociais tenha tanta repercussão entre atletas profissionais. Mas o “NBA Centel” se tornou tão popular que até times da NBA e superestrelas conheciam a conta.
Na quarta-feira, a popular conta humorística – famosa por suas postagens virais falsas e bem humoradas no X – aparentemente saiu do ar, com usuários tentando visualizar a conta sendo recebidos com uma mensagem de erro dizendo:
“TheNBACentel não postou, quando fizerem, suas postagens aparecerão aqui.”
Embora não esteja claro o que aconteceu com a conta, o “NBA Centel” postou no Instagram, sugerindo que foi banido do X. A CNN entrou em contato com o “NBA Centel” e o X sobre o status da conta.
Uma das contas esportivas mais populares da plataforma, o aparente banimento foi uma surpresa para muitos, a ponto de se tornar um dos tópicos mais comentados no X e fazer com que muitos times da NBA se manifestassem.
Sacramento Kings, Houston Rockets, Detroit Pistons, Los Angeles Clippers, Miami Heat, Phoenix Suns, Orlando Magic, Utah Jazz e Atlanta Hawks postaram no X referenciando o desaparecimento do NBA Centel.
lit that beam for Centel tonight 🟣🔦 https://t.co/3q7Bl6FBd2
— Sacramento Kings (@SacramentoKings) February 27, 2025
Os Pistons, Kings, Heat e Clippers dedicaram suas vitórias de quarta-feira à conta. O comentarista esportivo da ESPN Stephen A. Smith até expressou suas condolências, dizendo: “Descanse em paz, Centel.”
Como essa conta de paródia – que, no momento da publicação, tem mais de 360.000 seguidores – se tornou uma sensação para fãs, times e jogadores? Nas redes sociais, não faltam contas de paródia esportiva.
História da conta
Desde o início, o Centel era diferente. A origem de seu nome era um trocadilho com a conta de agregação de notícias da NBA “NBA Central” e cada uma de suas postagens imitava um relatório oficial. No entanto, como diz na bio do Centel, todas as postagens são paródias.
Forever in our hearts #RIPCentel 🕊️
— Houston Rockets (@HoustonRockets) February 27, 2025
Em entrevista ao Front Office Sports no ano passado, a pessoa por trás do Centel, que não foi identificada na reportagem, disse que foi inspirada a criar a conta depois de ver outros perfis de paródia esportiva.
“Outros perfis de paródia me encorajaram a tentar e me divertir com isso”, disse. “Não esperava ganhar tanta tração quanto ganhou. E sim, definitivamente evoluiu desde o início.”
Tal é a semelhança com a conta “NBA Central”, que levou muitos atletas e comentaristas esportivos a responderem com seriedade, acreditando que os tweets falsos do Centel eram reais.
A frase ganhou destaque no ano passado quando a superestrela do Phoenix Suns, Kevin Durant, a usou para rebater um usuário do X que tinha uma resposta negativa a uma das postagens falsas do Centel sobre a vida privada do bicampeão da NBA.
Uma captura de tela da postagem de Durant ainda é a imagem usada no banner do Centel no X.
Or you are so unpalatable as a person that no woman wants your ugly ass despite how rich you are. Who gives a shit if she knows your stats if she truly cares about who you are as a person. Get your head up out of your ass boy. https://t.co/zaoarj62HH
— Jason Alan Wilkinson (@JasonAWilkinson) October 13, 2024
A postagem de Durant – que tem quase 160.000 curtidas – até levou a conta oficial do Dicionário Merriam-Webster no X a chamar humoristicamente a palavra “centel”d” de verbo. Durant depois disse que olha os comentários das postagens do Centel “só para ver quantos bobos aparecem online achando que têm QI alto.”
Tyler Herro, do Heat, admitiu ter sido enganado no início deste mês, enquanto uma postagem da conta instigou uma guerra de palavras entre Kevin Garnett e Draymond Green.
O fenômeno de ser “centel”d” se tornou uma parte comum do cenário da NBA, mas o desaparecimento de quarta-feira parece ter posto um fim – temporário ou permanente – a isso.
O ator americano e filho do rapper Ice Cube, O”Shea Jackson Jr., prestou homenagem ao Centel no X.
“Hoje perdemos um talento geracional. A palavra GOAT é usada tanto hoje em dia que perde seu significado”, disse Jackson Jr.
“Sem sombra de dúvida, Centel, você foi o GOAT. Salve, companheiro. Boa noite, doce príncipe. Um membro de primeira classe do hall da fama do Twitter.”
Fonte: www.cnnbrasil.com.br