spot_img

Festival de Cinema de Marília celebra legado de Maria de Lourdes Morales Horiguella

Mais notícias

Marília está prestes a vivenciar um momento cinematográfico único com a chegada do tão aguardado Festival de Cinema, que acontece de 17 a 20 de novembro.

O evento, promovido pelo Clube de Cinema de Marília (CCM) em parceria com o Núcleo de Audiovisual de Marília e Região (NAV), conta com o apoio da Prefeitura de Marília, Secretaria da Cultura de Marília, além de produtores, agências e entidades locais que uniram forças para trazer de volta o brilho do cinema à cidade.

Nesta edição, o Festival presta uma homenagem a uma das figuras fundamentais na preservação da história cinematográfica: a professora Maria de Lourdes Morales Horiguella, que durante muitos anos se dedicou ao desenvolvimento cultural da cidade.

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com mestrado e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo, a professora Maria de Lourdes se uniu a um grupo de jovens idealistas que visavam à criação de uma entidade cultural destinada à difusão do cinema como arte, cultura e meio de expressão, e dessa forma, aprimorar a apreciação técnica, artística e histórica da obra cinematográfica.

A sociedade se reunia na Alfaiataria Cimino, na antiga avenida Mauá (hoje Tancredo Neves) e era formada por Alfeu Afonso, Fausto Augusto Battistetti, Roberto Caetano Cimino, Sergio Albeiro, Sebastião Viera Alves e Wilson Pinto, aliando-se depois os nomes de Luiz Fellipe de Melo Filho e Miguel Maurílio Saad e, mais tarde, de Benedito André e de Maria de Lourdes Morales Horiguella.

Foi durante esse período que o Clube de Cinema de Marília viveu sua fase mais gloriosa, atraindo atores, atrizes e diretores de cinema de renome nacional, todos concorrendo ao prestigioso Prêmio Curumim.

Na edição de 2023, o Festival de Cinema de Marília, além de oferecer uma programação repleta de produções de qualidade, busca também honrar aqueles que contribuíram significativamente para o crescimento e reconhecimento do cinema na região. Maria de Lourdes Morales Horiguella é o destaque desta edição, celebrando seu legado e impacto duradouro na comunidade cinematográfica.

Sobre o Festival de Cinema

Com uma seleção diversificada de filmes, incluindo documentários e narrativas instigantes, esse ano irá apresentar prêmios de destaque para o Melhor Filme pelo Júri Popular, escolhido pelo voto do público. O festival também promove oportunidades para discussões, interações com cineastas e um entendimento mais profundo da sétima arte como oficina de direção.

Em 1960, o Festival de Cinema em Marília fez história como o primeiro festival de cinema do Brasil, conquistando reconhecimento internacional e atraindo grandes celebridades da indústria cinematográfica nacional da época. Essa realização pioneira precedeu o famoso Festival de Gramado, que teve início em 1973.

Agora, após um período de hiato, Marília se prepara para reviver essa tradição cinematográfica.

Marília
nublado
23.1 ° C
23.1 °
23.1 °
68 %
1.3kmh
98 %
qui
30 °
sex
32 °
sáb
32 °
dom
30 °
seg
24 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias