O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enalteceu o momento registrado, nesta quinta-feira (27), durante a cerimônia de anúncio do edital para o túnel Santos Guarujá.
“Penso que, mais do que a fala, a fotografia que foi tirada hoje, ela possivelmente marque um novo momento na história do Brasil”, disse o presidente.
Ao lado de Lula, estiveram presentes ministros de Estado e também o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), possível adversário de Lula na próxima disputa presidencial, em 2026.
O governador, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), chegou a ser, inclusive, vaiado durante o evento.
“Tarcísio, você está fazendo história nessa parceria que estamos construindo, pode ficar certo que o povo compreende o que estamos fazendo. Tem gente do lado do Tarcísio que não gosta de ver ele do meu lado, e tem gente do meu lado que não gosta de me ver do teu lado”, continuou o presidente.
De acordo com Lula, o fato das pessoas serem de partidos diferentes “não muda muita coisa”.
A construção do túnel foi motivo de embate entre o governo federal e estadual, uma vez que a idealização da obra foi de Tarcísio, mas parte dela ocorrerá com recursos federais.
“Ninguém precisa concordar com ninguém. […] Nós não fomos eleitos para brigar, fomos eleitos para compartilhar o nosso esforço”, disse o mandatário.
O presidente ressaltou que, no atual governo, “é proibido proibir”.
“Aquilo que for necessário fazer em cada estado, em cada cidade, que a gente tiver dinheiro, a gente vai fazer. Portanto, Tarcísio, não se preocupe que vai ter muita foto da gente junto. O que é mais grave para os nossos adversários é a gente sorrindo junto nas fotos, isso vai deixar muita gente… pode até ter infarto na história”, completou.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br