spot_img
spot_img

Garça→ Evento reúne café e tecnologia se encerra neste domingo, 1º/12

spot_img

Mais notícias

A 3ª edição da Tecnocafé, feira que une o universo do café à inovação tecnológica, teve sua abertura oficial na tarde de quinta-feira, 28 de novembro, em Garça. Com programação que segue até este domingo, 1º de dezembro, o evento se consolida como uma referência para produtores, expositores e entusiastas do setor.
A Tecnocafé 2024 reafirma o papel de Garça como polo de inovação no setor cafeeiro. O evento promove a troca de conhecimento e fortalece a economia local ao atrair visitantes e investidores de diferentes regiões.
A entrada é gratuita e haverá shows musicais todas as noites. Na quinta-feira, o show de encerramento é com a Banda Camorra.
Autoridades presentes na abertura
A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades e organizadores:
– Tâmis Lustri e Reinaldo Portelinha: representantes da comissão organizadora;
– João Carlos dos Santos: prefeito de Garça;
– Fábio Bonassa: secretário de Comunicação e Eventos;
– Maria Thereza Sartori: secretária de Agricultura e Meio Ambiente;
– Paulo Justo: secretário de Administração dos Serviços Públicos.
Durante sua fala na abertura, o Secretário Fábio Bonassa destacou o acompanhamento de todo o processo de obtenção do IG Região de Garça, que valoriza os cafés produzidos por aqui: “Foi muito bom acompanhar toda a trajetória desta conquista. Desde o início, com a solicitação dos recursos junto ao governo do Estado de São Paulo em 2018, todo o levantamento das informações necessárias, o registro no INPI até a homologação da Indicação Geográfica. Tem muitas pessoas que não sabem, mas o café chegou em Garça antes de a cidade existir. Primeiro tivemos o cultivo do café, depois surgiu a cidade. E o café produzido aqui e na região tem uma qualidade superior. A IG só veio corroborar aquilo que nós, da região, já sabíamos”.
Representando a comissão organizadora, Tâmis Lustri usou a palavra: “Essa festa já está na terceira edição, e o que eu mais desejo é sucesso para todos que estão aqui e agradecer a confiança e presença. Agradeço também o apoio do Reinaldo Portelinha e toda a equipe da sua agência que realizou um trabalho importantíssimo para a realização deste evento. Quero colocar aqui a questão da IG e registrar, mais uma vez, o apoio do Prefeito João Carlos, da Secretária Thereza, do Secretário Fábio Bonassa, com sua voz inesquecível. O Brasil tem 35 regiões de café, e 15 delas tem IG. Agora Garça é uma delas. A gente acabou de lançar na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte o livro “A revolução do café brasileiro – Regiões com Indicação Geográfica”, e a IG Região de Garça está aqui. A história da nossa cafeicultura está registrada neste livro”.
Tâmis ressaltou que o projeto foi entregue e já colhe frutos: “Já temos cafés com o selo da nossa IG. O meu amigo Zé Renato e a sua filha Flora estão aqui com o seu café, e é um orgulho pra gente. Os produtores que quiserem inserir este selo no seu produto, é só nos procurar”.
O Prefeito de Garça, João Carlos dos Santos, ao usar a palavra convidou a Secretária Maria Thereza Sartori e o Tâmis Lustri para estarem ao seu lado: “Quero parabenizar o Tâmis pela iniciativa, tomou as rédeas do evento e fez acontecer. Sobre a IG, agradeço muito a paciência, o trabalho e o apoio da Thereza que, junto com o Tâmis e outros cafeicultores, fazem parte deste processo. A vontade política para que a IG se tornasse uma realidade já aconteceu, já frutificou. Agora os produtores precisam tocar esse negócio pra frente. O café aqui na nossa cidade é maior que a Prefeitura. E vocês, produtores, são responsáveis pela história que já passou e pela história que vem pela frente. Fico muito feliz de estar terminando meus dois mandatos como Prefeito e saber que a minha contribuição para o fortalecimento e desenvolvimento da cafeicultura foi concretizada. Parabéns pela festa Tâmis, muito sucesso a todos. Saibam que eu sou um fã e sempre estarei acompanhando o desenvolvimento de vocês”.

Destaques do evento
Expositores de ponta: a feira reúne produtores e empresas que apresentam soluções inovadoras para o cultivo e beneficiamento do café.
Programação diversificada: painéis, palestras e demonstrações práticas são algumas das atividades oferecidas ao público.
Valorização do café local: produtores da região têm espaço para mostrar a qualidade do café garcense ao lado de grandes marcas do setor.

Marília
nublado
25.5 ° C
25.5 °
25.5 °
63 %
1.3kmh
100 %
qui
32 °
sex
31 °
sáb
31 °
dom
28 °
seg
21 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias