spot_img
spot_img

George Santos deve cumprir mais de 7 anos de prisão, dizem promotores

Mais notícias

O ex-deputado republicano dos EUA, George Santos, que foi expulso do Congresso após um curto mandato cheio de escândalos, deve ser condenado a mais de sete anos de prisão por fraude e roubo de identidade, disseram promotores federais no Brooklyn, em Nova York, na sexta-feira (3).

Santos, que é filho de brasileiros, se declarou culpado em agosto de duas das 23 acusações criminais, que enfrenta por inflar números de arrecadação de fundos e falsificar nomes de doadores para se qualificar dentro do Partido Republicano para disputar uma cadeira por um distrito de Nova York durante a campanha eleitoral de 2022.

A equipe jurídica de Santos pediu uma sentença de dois anos em um processo judicial na sexta-feira. O advogado Andrew Mancilla do ex-deputado disse que os promotores estavam vendendo uma narrativa falsa ao tribunal.

Os promotores recomendaram uma sentença de 87 meses, dizendo que a pena era apropriada para refletir a seriedade dos crimes.

“Santos planejou e executou uma variedade de esquemas fraudulentos e os alavancou e uma história de vida fictícia para enriquecer e capturar um dos mais altos cargos do governo dos Estados Unidos”, disseram os promotores.

“O governo quer manchetes, não justiça. Essa demanda vingativa de 87 meses ignora as normas de sentença para casos semelhantes”, disse o advogado de Santos.

Fraude e mentiras na campanha eleitoral

Durante a campanha eleitoral, George Santos alegou que estudou na Universidade de Nova York, que havia trabalhado no Goldman Sachs e no Citigroup e que seus avós haviam fugido dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Nenhuma dessas alegações era verdadeira.

Depois de ser descoberto após uma investigação jornalística, Santos se declarou culpado de uma acusação de fraude eletrônica e uma acusação de roubo de identidade agravado perante a juíza distrital dos EUA, Joanna Seybert, em uma audiência em agosto.

Ele se desculpou com seus eleitores em comentários do lado de fora do tribunal em Central Islip, Nova York, após a audiência.

“Lamento profundamente minha conduta e o dano causado e aceito total responsabilidade por minhas ações”, disse Santos.

Santos foi atingido por acusações federais em maio de 2023 por lavagem de fundos de campanha para pagar suas despesas pessoais, cobrar cartões de crédito de doadores sem o consentimento deles e receber benefícios de desemprego, enquanto estava empregado.

Como parte de um acordo judicial, Santos admitiu todas as irregularidades, embora tenha se declarado culpado de apenas duas das 23 acusações.

Santos passou grande parte de seus 11 meses no cargo de deputado envolvido em escândalos, marginalizado por seus colegas legisladores e ridicularizado por comediantes de TV noturnos após revelações de que havia mentido sobre grande parte de seu passado.

Uma investigação bipartidária do Comitê de Ética da Câmara dos Representantes dos EUA descobriu que ele gastou dinheiro de campanha em botox, marcas de luxo como Hermès e OnlyFans, uma plataforma on-line conhecida por conteúdo sexual.

As acusações resultaram na expulsão de George Santos da Câmara dos Representantes em dezembro de 2023.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
18.4 ° C
18.4 °
18.4 °
72 %
5kmh
100 %
dom
28 °
seg
29 °
ter
31 °
qua
28 °
qui
27 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias