spot_img

Gordura no fígado eleva mortalidade por doenças que atingem outros órgãos

Mais notícias

Um novo estudo do Instituto Karolinska aponta que a taxa de mortalidade das pessoas com esteatose hepática — acúmulo de gordura no fígado — é quase o dobro da população geral. A pesquisa indica ainda um aumento do risco de morte para doenças que afetam outros órgãos.

Os pesquisadores analisaram todos os pacientes diagnosticados com gordura no fígado na Suécia entre 2022 e 2020 e compararam com um campo amostral de mais de 13.000 pacientes para analisar a correlação entre a doença e diferentes causas de morte.

No estudo publicado no The Journal of Hepatology, a equipe de cientistas afirma que as taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares e câncer não-hepático é 54% e 47% maior para quem tem esteatose hepática, respectivamente. No caso das doenças hepáticas, como o câncer de fígado, o risco de morte é até 35 vezes mais alto do que a população geral.

Axel Wester, professor assistente do departamento de medicina no Instituto Karolinska e médico do Karolinska University Hospital alerta para o caráter silencioso da gordura no fígado, que dificilmente causa sintomas nos estágios iniciais.

“Muitas pessoas não sabem que têm doença gordurosa do fígado”, afirma.

Doença gordurosa do fígado: risco, diagnóstico e tratamentos possíveis

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
23.1 ° C
23.1 °
23.1 °
84 %
1.3kmh
100 %
qua
34 °
qui
33 °
sex
30 °
sáb
25 °
dom
17 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias