Para o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), a guerra comercial pode ser um fomentador do acordo econômico entre o Mercosul e a União Europeia (UE).
“Acho que [a guerra comercial] pode fortalecer, fortalecer o multilateralismo dos acordos. É o que o mundo precisa. Precisamos de democracias sólidas e fortalecimento do multilateralismo. O acordo é bom para o Mercosul, é bom para a União Europeia. O que nós precisamos, agora, é acelerar a implantação, disse”.
A fala aconteceu durante entrevista coletiva de Alckmin a jornalistas em um evento em Campinas, nesta quinta-feira (20).
Em dezembro de 2024, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi fechado pelos países membros após mais de duas décadas de negociações.
O acordo ainda precisa ser aprovado pelas nações e deve reunir 718 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto de aproximadamente US$ 22 trilhões de dólares.
Na última terça-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, defenderam publicamente a implementação do acordo, com a expectativa de aprovação com o menor tempo possível.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br