O Hamas concordou com uma nova proposta egípcia para libertar cinco reféns, incluindo o americano-israelense Edan Alexander, em troca da retomada do cessar-fogo , disse uma fonte do Hamas à CNN.
A proposta é semelhante a uma apresentada há várias semanas pelo enviado especial dos EUA Steve Witkoff, embora não esteja claro se também inclui a libertação de corpos de reféns mortos.
Em troca da libertação de cinco reféns, o Hamas espera um retorno às condições da fase 1 do cessar-fogo, incluindo a entrada de ajuda humanitária, bem como um acordo para negociar a segunda fase do cessar-fogo, disse a fonte.
Israel respondeu à oferta egípcia com uma contraproposta, de acordo com uma declaração do gabinete do primeiro-ministro israelense.
“O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu conduziu uma série de consultas ontem, após uma proposta recebida dos mediadores. Nas últimas horas, Israel transferiu sua contraproposta aos mediadores, em total coordenação com os Estados Unidos”, disse o gabinete.
No início deste mês, Israel renovou os ataques em Gaza e impôs um bloqueio completo à entrada de ajuda humanitária no enclave, alertando que suas forças manterão uma presença permanente em partes de Gaza até a libertação dos 24 reféns restantes que se acredita ainda estarem vivos.
*Em atualização
Fonte: www.cnnbrasil.com.br