O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), lamentou a morte do papa Francisco, aos 88 anos, comunicada pelo Vaticano nesta segunda-feira (21).
Em publicação no X, Hugo afirmou que o papa foi um símbolo do “diálogo” e “inclusão”.
“Poucos líderes foram tão marcantes para mim como o Jorge Mário Bergoglio. Papa Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino a ocupar o posto mais alto da Igreja”, escreveu.
“Porém, para mim, o que mais marcou sua passagem foram as transformações que ele promoveu. Francisco foi o símbolo do diálogo, do acolhimento, da compreensão e, principalmente, da inclusão.”
O presidente da Câmara ainda afirmou que Francisco foi um exemplo de “vida e luta”.
“Foi o papa que abriu a Igreja e a colocou no século XXI. Um líder que ficará na história pela força dos seus gestos. Eu e minha família seguiremos em oração por este líder que foi símbolo de esperança e justiça. Sem dúvida um exemplo de vida e luta para todos nós”, concluiu Hugo.
Poucos líderes foram tão marcantes para mim como o Jorge Mário Bergoglio. Papa Francisco foi o primeiro jesuíta e o primeiro latino a ocupar o posto mais alto da Igreja.
Porém, para mim, o que mais marcou sua passagem foram as transformações que ele promoveu. Francisco foi o…
— Hugo Motta (@HugoMottaPB) April 21, 2025
A morte do papa foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”, disse um comunicado do camerlengo.
O pontífice argentino passou por episódios de dificuldades respiratórias no começo do ano. Ele ficou internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli e recebeu alta no dia 23 de março.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o comando da Santa Sé em março de 2013. Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br