O ditador venezuelano Nicolás Maduro criticou o diplomata americano Marco Rubio, rotulando-o de “imbecil” durante um evento público nesta quinta-feira (27), em resposta ao aviso de Rubio sobre possíveis repercussões se a Venezuela atacasse a Guiana.
Maduro destacou a importância histórica da Venezuela, proclamando-a como a terra dos libertadores. Seus comentários ocorreram em meio a uma longa disputa territorial com a Guiana sobre a região rica em recursos de petróleo, Essequibo.
“O idiota do Marco Rubio está lá fora ameaçando a Venezuela da Guiana. Imbecil, ninguém ameaça a Venezuela porque esta é a pátria dos libertadores, esta é a pátria de Bolívar, imbecil. E dizem que isto é um regime, uma ditadura. Marco Rubio nunca viu uma assembleia popular, nunca foi a um bairro porque eles são parte da elite corrupta de Miami, muito corrupta, que odeia a Venezuela”, disse o líder venezuelano.
Mais cedo nesta quinta-feira, Rubio, durante sua viagem ao Caribe, expressou apoio à Guiana contra as reivindicações da Venezuela, sugerindo que a força militar poderia ser empregada se necessário.
O Secretário de Estado dos EUA alertou a Venezuela de que um ataque à sua vizinha Guiana resultaria em “um dia muito ruim” para a nação sul-americana.
A região de Essequibo, que compreende dois terços do território da Guiana, continua sendo uma área contenciosa e abundante em recursos petrolíferos.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br