O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) faria uma visita técnica à Igreja de São Francisco de Assis, localizada no bairro Pelourinho, em Salvador (BA), nesta quinta-feira (6). O forro do teto do local desabou na última quarta-feira (5) e uma jovem identificada como Giulia Panchoni Righetto morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas.
A visita havia sido agendada após um pedido protocolado na tarde da última segunda-feira (3) para avaliação de uma dilatação do forro do teto da igreja. Entretanto, segundo o Iphan, o pedido não indicava situação emergencial.
O instituto reforçou ainda que não houve qualquer comunicado da Defesa Civil da cidade, do Corpo de Bombeiros ou outros órgãos a respeito de eventuais riscos.
Em maio de 2022, o Iphan emitiu um auto de infração à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil (Comunidade Franciscana da Bahia), proprietária do bem, em razão da degradação da igreja por falta de manutenção e conservação.
A instituição informou ainda que, em maio de 2023, investiu na restauração dos painéis de azulejaria portuguesa. A obra custou R$ 4,1 milhões. O órgão destacou que um projeto de restauração total da igreja e do convento, no valor de R$ 1,2 milhão, está em andamento.
Em nota, a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil lamentou a morte da jovem Giulia Panchoni Righetto:
“Neste momento de imensa dor, unimo-nos em oração pela vítima fatal, por seus familiares e por todos os atingidos por essa tragédia. Os feridos estão recebendo os cuidados necessários, e as autoridades competentes já foram acionadas para investigar as causas do ocorrido e adotar as providências cabíveis para garantir a segurança do local.
A Igreja Conventual de São Francisco, patrimônio de inestimável valor histórico e religioso, representa séculos de fé e devoção. Confiamos na Providência Divina e na solidariedade de todos para superar esse momento difícil.
Agradecemos as orações e o apoio de todos. Seguimos unidos, sustentados pela esperança e pela fé. Este é um dia de imensa dor para nossa comunidade, e estamos profundamente consternados com o ocorrido. Pedimos a todos que se unam a nós em oração.”
A CNN questionou a Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil sobre o auto de infração emitido pelo Iphan em maio de 2022. Porém, não recebeu retorno até a última atualização desta reportagem.
O desabamento
Na tarde desta quarta-feira, o teto da Igreja São Francisco de Assis, no bairro Pelourinho, em Salvador, desabou. Uma mulher morreu e cinco pessoas ficaram feridas após o ocorrido.
A vítima foi identificada como Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos. A jovem era de Ribeirão Preto (SP) e visitava a igreja conhecida como ‘igreja do ouro’. De acordo com o coronel e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do estado, Adson Marchesini, entre os feridos estão dois estrangeiros.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Bahia investigará a morte da turista.
*Sob supervisão
Fonte: www.cnnbrasil.com.br