spot_img

Itamaraty avalia que eleição na Alemanha não interfere em relação comercial

Mais notícias

Integrantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) avaliam que as eleições parlamentares alemãs, realizadas neste domingo (23), não terão impacto na relação comercial entre Brasil e Alemanha.

Diplomatas justificam que, apesar da vitória do partido conservador, os dois países têm relação econômica sólida e independente do partido que está no poder.

A Alemanha é o principal parceiro comercial do Brasil na Europa. Em 2023, os brasileiros exportaram US$ 5,6 bilhões, segundo dados da Agência de Promoção de Exportações (Apex).

A diplomacia brasileira também analisa que o resultado do pleito não surpreendeu, dado que a projeção de maioria da União Democrata Cristã (CDU) já aparecia nas pesquisas de boca de urna.

Apesar da estimativa de maioria com 29% dos votos, o partido ainda precisa formar coalização. Friedrich Merz, líder da CDU, prometeu que iniciará as negociações o mais rápido possível.

Apesar das relações “sólidas” comerciais, as relações entre os chefes de Estado dos dois países podem ser mais distantes.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou diversas vezes com o atual chanceler Olaf Scholz. Scholz esteve no Brasil no começo do mandato em 2023. No mesmo ano, Lula foi à Alemanha.

No ano passado, os dois líderes tiveram reuniões bilaterais em diversos eventos, como na reunião do G7, que reúne as sete maiores economias do mundo, na Itália, e na Assembleia Geral da ONU, nos Estados Unidos.

O chanceler também esteve no G20, no Rio de Janeiro (RJ), em novembro passado.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
21.5 ° C
21.5 °
21.5 °
89 %
0.6kmh
100 %
seg
31 °
ter
30 °
qua
31 °
qui
30 °
sex
24 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias