Uma juíza federal estendeu o bloqueio temporário que impede o governo Trump de congelar subsídios e empréstimos federais.
A ordem de restrição temporária da juíza distrital dos EUA Loren AliKhan foi emitida pouco antes de a decisão anterior expirar.
“Cada dia que a pausa [de subsídios] continua a se espalhar pelo país é um dia a mais em que os americanos estão sendo impedidos de acessar programas que os curam, abrigam e alimentam”, escreveu AliKhan.
Uma organização de caridade na Virgínia Ocidental que leva doentes e idosos para consultas de diálise, supermercados e farmácias, por exemplo, disse ao tribunal que estava em crise de financiamento, incapaz de acessar suas contas no fim de semana.
A ordem de AliKhan proíbe o governo Trump de bloquear a liberação de financiamento para “prêmios abertos” que foram concedidos anteriormente pelo governo federal. O novo bloqueio permanecerá em vigor por pelo menos 14 dias.
A juíza de Washington, D.C., foi indicada pelo ex-presidente Joe Biden e ressaltou em sua decisão que um grupo de organizações sem fins lucrativos que processou o governo sobre a questão do financiamento “provavelmente terá sucesso” no caso.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br