A nova temporada do “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” estreia neste sábado (22) em novo formato e com convidados especiais. Ao lado do historiador Leandro Karnal e do filósofo Mario Sergio Cortella, o Dr. Roberto Kalil debate o tema da qualidade de vida e felicidade.
“Nós temos hoje uma longevidade que nunca tivemos”, diz Karnal, destacando casos como os da ilha japonesa de Okinawa e da cidade californiana de Loma Linda, onde a expectativa de vida chega a 87 anos. A questão, segundo ele, é “o que vamos fazer com essa vida que se apresenta à nossa frente?”.
Para embasar sua fala, o historiador cita pesquisa que determinou que a receita para viver bem estaria em uma combinação de genética, bons hábitos e amizades sólidas. No entanto, para Cortella, a sociedade contemporânea tem à frente desafios que dificultam colocar essa receita em prática.
“Eu acho que a gente tem, em larga escala, uma sociedade que é ruidosa, que posta tudo o que puder, que vive em voz alta, mas que ao mesmo tempo tem uma forma de incomunicação que é muito grande. Estar com outras pessoas hoje é algo que nos faz falta”, afirma Cortella.
Ambos concordam que, na era das redes sociais, devemos cultivar poucos amigos para que possamos ter tempo de nos dedicar, de fato, a eles. “Minha recomendação prática para quem nos acompanha é: não tenha muitos amigos porque não dá para cuidar”, diz Karnal.
Por outro lado, a tecnologia também pode auxiliar nesse processo, segundo Cortella. “Temos várias dificuldades, mas nós temos também os instrumentos para sair disso: um conhecimento mais avançado, uma capacidade mais forte de usar a tecnologia de um modo bom”, afirma.
Novo formado do CNN Sinais Vitais
A nova temporada do CNN Sinais Vitais estreia no sábado (22) em novo formato sob o comando do cardiologista Roberto Kalil, trazendo temas que impactam a vida de milhões de brasileiros.
A série será dividida em quatro episódios nesta temporada, abordando macrotemas como solidão e solitude, saúde mental e espiritual e alimentação.
“No Sinais Vitais falamos sobre saúde, com estudos científicos e informações qualificadas, de forma didática e acessível a todos. E nesta nova temporada teremos ainda mais novidades: além das entrevistas em estúdio, visitarei vários lugares e terei ainda mais contato com o público. Estamos animados”, afirma o médico e apresentador.
O “CNN Sinais Vitais – Dr. Kalil Entrevista” vai ao ar no sábado, 22 de fevereiro, às 19h30, na CNN Brasil.
Sem energia? Veja cinco dicas para criar uma rotina repleta de dopamina
Fonte: www.cnnbrasil.com.br