O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descartou nesta quinta-feira (20) fazer uma Garantia da Lei e da Orem (GLO) no Rio de Janeiro. Segundo ele, na última vez em que uma GLO foi decretada, foram gastos mais de R$ 2 bilhões e “não resolveu nada”.
De acordo com o presidente, o problema da segurança pública no Brasil deve ser resolvido com a participação mais efetiva do governo federal na segurança dos estados, que seria atingida a partir da aprovação da PEC da Segurança Pública. Lula criticou a falta de adesão de governadores à medida.
“Queremos ter participação mais efetiva na segurança dos estados. Muitas vezes os governadores não querem que o governo federal se intrometa na segurança dos estados. Eu não vou fazer GLO porque a GLO do Rio de Janeiro gastou mais de R$ 2 bilhões e não resolveu nada. Queremos resolver definitivamente a questão da segurança. Precisamos ter noção da responsabilidade, e a PEC dá essa noção”, afirmou Lula em entrevista para a Rádio Tupi FM, do Rio de Janeiro.
Ainda sobre a situação da segurança pública no estado do Rio de Janeiro, o presidente destacou que não pode permitir “bangue-bangue”.
“Não podemos permitir que esse bangue-bangue continue a existir no Rio de Janeiro. É preciso que a polícia esteja constantemente participando da vida cotidiana da favela”, disse.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br