O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cumprimentou, nesta segunda-feira (24), Friedrich Merz, líder da União Democrata Cristã (DCU), pela vitória de seu partido eleições parlamentares da Alemanha.
“Quero cumprimentar Friedrich Merz e seu partido pela vitória no pleito eleitoral de ontem. Sua eleição ocorre em momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global, mas também em momento de grandes esperanças e oportunidades de ganhos conjuntos”, destacou Lula em nota.
A União Democrata Cristã conquistou 28,5% dos votos totais e venceu a eleição alemã realizada no domingo (23).
Lula aproveitou para mencionar a Alemanha como um parceiro do Brasil, relembrando o histórico de colaboração entre as duas nações.
“A Alemanha é um país amigo e parceiro crucial do Brasil na defesa da democracia e do multilateralismo, na promoção do desenvolvimento sustentável e proteção dos direitos humanos. Nossos países têm forte histórico de atuação conjunta por reformas na governança global”, disse.
“Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos para ampliar as convergências e complementaridades em prol uma inserção internacional cada vez mais competitiva de nossos países”, acrescentou.
O chefe do Executivo brasileiro citou ainda o Acordo entre o Mercosul e a União Europeia, e a realização da COP 30 no Brasil como iniciativas que facilitarão o processo de parceria e cooperação.
“Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos para ampliar as convergências e complementaridades em prol uma inserção internacional cada vez mais competitiva de nossos países. A implementação do Acordo entre o Mercosul e a União Europeia e a realização da COP 30 no Brasil são caminhos facilitadores desse processo”, afirmou o presidente.
Quero cumprimentar Friedrich Merz e seu partido pela vitória no pleito eleitoral de ontem. Sua eleição ocorre em momento de grande sensibilidade geopolítica e geoeconômica global, mas também em momento de grandes esperanças e oportunidades de ganhos conjuntos. A Alemanha é um…
— Lula (@LulaOficial) February 24, 2025
Além de Lula, outros líderes mundiais, como Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, e Matteo Salvini, vice-primeiro-ministro da Itália, também repercutiram a eleição alemã.
Com a definição dos parlamentares, eles se juntarão em coalizões para formar a maioria e então eleger o novo chanceler.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br