.wc-block-product-filter-components-initial-disabled{position:relative}.wc-block-product-filter-components-initial-disabled .wc-block-product-filter-components-initial-disabled-overlay{bottom:0;left:0;position:absolute;right:0;top:0;z-index:1}.has-child-selected>.wc-block-product-filter-components-initial-disabled .wc-block-product-filter-components-initial-disabled-overlay,.is-selected>.wc-block-product-filter-components-initial-disabled .wc-block-product-filter-components-initial-disabled-overlay{z-index:-1} Maioria de fuzis apreendidos em 2024 no Rio foi fabricada no exterior | Portal Mariliense
spot_img

Maioria de fuzis apreendidos em 2024 no Rio foi fabricada no exterior

Mais notícias

A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro divulgou estudo que mostra que dos 638 fuzis apreendidos em 2024 pela corporação, 604 (94,68%) foram fabricados no exterior. Os dados fazem parte de um levantamento feito pela Subsecretaria de Inteligência (SSI).

A maioria das armas de guerra retiradas das mãos dos criminosos no ano passado foi fabricada nos Estados Unidos (EUA), onde foram contrabandeadas 295 unidades da plataforma Colt. O armamento da plataforma entra de forma clandestina no Brasil pelas fronteiras de países sul-americanos, como Paraguai, Bolívia e Colômbia.

“Precisamos entender que esse poder bélico nas mãos erradas provoca insegurança e atinge toda a população. Por isso, a importância de a indústria produtora de armas também fazer parte do enfrentamento ao crime organizado, com a gerência sobre o caminho dos armamentos e atuando em conjunto com o governo federal no controle do tráfico internacional de armas”, disse o governador Cláudio Castro.

O estudo mostra ainda que muitos fuzis chegaram ao território nacional em peças avulsas, também compradas nos Estados Unidos ao custo de aproximadamente R$ 6 mil, na cotação atual do dólar. Depois de montadas por armeiros, são vendidas às facções criminosas por cerca de R$ 50 mil.

O secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo Nogueira, disse que a apreensão de fuzis, hoje, é um dos maiores desafios da corporação no contexto da segurança pública do estado.

“Nossa tropa não vai esmorecer, mas é preciso alertar para a necessidade urgente de uma política de âmbito nacional e até internacional para deter o contrabando de armas, envolvendo outros atores da área de segurança”, afirmou.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Os fuzis apreendidos no ano passado foram fabricados também em outros países como Israel, Alemanha, Áustria e República Tcheca. Um levantamento preliminar feito pela SSI, ao analisar a procedência dos fuzis apreendidos neste ano de 2025, mostra que 60% foram fabricados nos Estados Unidos, indicando tendência semelhante à constatada no ano passado.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Marília
céu limpo
19.2 ° C
19.2 °
19.2 °
74 %
4.1kmh
4 %
sáb
28 °
dom
28 °
seg
29 °
ter
29 °
qua
21 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias