A ministra da Saúde, Nísia Trindade, foi ovacionada nesta quarta-feira (26) ao chegar na sede da pasta, na Esplanada dos Ministérios. Servidores a aguardavam na frente do prédio entoando a frase: “Nísia, guerreira da saúde brasileira”.
Nas redes sociais, a ministra enalteceu os feitos de sua gestão e fez um agradecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Agradeço às muitas manifestações de apoio de tantas pessoas que, em suas áreas, se dedicaram a construir um país melhor. Agradeço ao presidente Lula pela oportunidade e à equipe do Ministério da Saúde pelo trabalho incansável”, escreveu.
Ao conversar com jornalistas, a ministra – que fica no cargo até o próximo dia 6 – disse que o presidente queria uma “mudança de perfil” no comando da pasta e, por isso, ela foi demitida.
Veja o vídeo:
Nísia e Lula se reuniram na tarde de terça-feira (25). Na ocasião, ela foi comunicada de sua saída do primeiro escalão do governo para ser substituída pelo deputado federal e médico Alexandre Padilha (PT-SP).
“A conversa com o presidente teve o tom de ele me comunicar sua avaliação desse segundo momento do governo e que ele achava importante uma mudança de perfil a frente do Ministério da Saúde”, disse Nísia.
Segundo ela, Lula avaliou que “dimensões técnico-políticas” são importantes nesse momento. Nísia afirmou que a substituição de ministros faz parte da vivência de qualquer governo, mas que está consciente de que sua demissão não tem relação com a qualidade de seu trabalho.
“O presidente entende que as dimensões técnico-políticas são importantes nesse momento, é a avaliação do presidente. O que eu disse para ele e repito aqui, é que ele é o técnico de um time. Faz parte da vivência de qualquer governo a substituição de ministro. Isso nada depõe em relação ao meu trabalho, sou muito consciente disso”, declarou.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br