Com a recente internação do ex-presidente Jair Bolsonaro devido à distenção abdominal e obstrução intestinal, é normal se perguntar se tais problemas podem estar relacionados à facada que ele recebeu durante a corrida eleitoral de 2018. E, de fato, há correlação.
De acordo com o gastroenterologista Alexandre Carlos, médico-assistente do Departamento de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC-FMUSP), a perfuração pela faca gera uma inflamação dentro da cavidade abdominal e algumas cicatrizes (tecnicamente chamadas de “bridas”). “Ás vezes essas cicatrizes ‘puxam’ o intestino, causando uma obstrução parcial ou total do órgão”, descreve o especialista em conversa com a CNN.
O especialista explica, no entanto, que os quadros variam de pessoa para pessoa. “Vai depender do grau de inflamação e da quantidade de bridas formadas”, elucida Carlos. A obstrução pode ser temporária ou definitiva, no segundo caso, uma cirurgia é necessária, o que provavelmente ocorreu com Bolsonaro.
“Mas para entender se a obstrução é temporária ou definitiva, é preciso manter o paciente por um tempo em ‘jejum’ de alimentos sólidos e alguns melhoram espontaneamente, e outros vão precisar fazer um tratamento cirúrgico”, completa.
Veja mais: Bolsonaro diz que deverá passar por cirurgia
Fonte: www.cnnbrasil.com.br