Voltada para atores e estudantes de artes cênicas, oficina faz parte do cronograma de atividades do Festival de Cinema de Marília
A preparação adequada é fundamental para quem deseja se destacar no competitivo mercado audiovisual. Com a crescente demanda por conteúdos de qualidade, a interpretação para câmera tornou-se uma habilidade essencial para se adequar as exigências do setor.
Com esse objetivo, será realizada em Marília a “Oficina de Interpretação para Câmera”. Atividade que faz parte das ações do Festival de Cinema de Marília 2024 é promovida pelo ator e diretor Jonathan Natalício [foto] em parceria com o Clube de Cinema de Marília – CCM.
Voltada para atores e estudantes de artes cênicas, a oficina terá início em 13 de junho e será realizada em quatro encontros de três horas cada, totalizando 12 horas de atividades intensivas. As inscrições que são gratuitas, acontecem até 7 de junho e as vagas são limitadas.
As atividades serão interativas e irão equilibrar teoria e prática. Durante o período, os participantes terão a oportunidade de assistir suas próprias performances gravadas, recebendo feedback detalhado. “Nosso objetivo é que os participantes adquiram ferramentas de pesquisa e se aprofundem na pesquisa pessoal para melhorar suas habilidades técnicas e desenvolvam seu lado artístico”, explica Jonathan Natalício.
O cronograma inclui desde técnicas básicas de interpretação para câmera, passando por preparação de monólogos e autotestes, até orientações sobre inscrição em agências e plataformas de elenco. Além disso, a oficina irá oferecer uma visão abrangente do mercado de trabalho no audiovisual brasileiro, com destaque para a importância das microexpressões e da naturalidade na atuação para câmera.
Outra vantagem está na oportunidade para networking e contatos profissionais, essenciais para quem busca ingressar ou se estabelecer no mercado audiovisual. “Queremos que os participantes saiam dessa oficina com habilidades técnicas aprimoradas e também com uma rede de contatos que possa ser útil em suas carreiras”, ressalta Natalício.
A oficina de interpretação para câmera foi desenvolvida em contrapartida ao edital selecionado do curta metragem “Schadenfreude”, aprovado pela Lei Paulo Gustavo que conta com o apoio do Governo Federal; Ministério da Cultura; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria da Cultura.
A iniciativa reflete o compromisso das instituições em impulsionar o desenvolvimento cultural e profissional no interior de São Paulo, contribuindo para a diversificação e descentralização da produção cinematográfica brasileira.
Mais informações e inscrições podem ser obtidas no endereço: https://forms.gle/7NJSF8ULVtQDcFnXA
Serviço
Oficina de interpretação para câmera
Início: 13 de junho (quatro encontros de três horas de duração cada)
Inscrições: Até 7 de junho
Participação: Gratuita
Inscrições: https://forms.gle/7NJSF8ULVtQDcFnXA