O papa Leão XIV indicou que a primeira viagem internacional de seu pontificado pode ser para a Turquia, seguindo um plano do papa Francisco de visitar o país ainda neste mês.
A viagem teria como objetivo participar da celebração dos 1700 anos de um antigo concílio da Igreja, realizado em Niceia, hoje a cidade de Iznik.
Se essa agenda realmente ocorrer, Leão XIV deve conhecer o Patriarca Bartolomeu, o líder espiritual da Igreja Ortodoxa Oriental — um encontro que simbolizaria um compromisso renovado com a unidade cristã.
O papa se mostrou aberto à possibilidade de visitar a Turquia durante reunião com jornalistas no Vaticano na segunda-feira (12).
Ainda durante a audiência, um repórter americano perguntou ao papa, que nasceu em Chicago, se ele voltaria para os Estados Unidos em breve. Leão XIV respondeu: “Acho que não”.
Audiência do papa com jornalistas
Ao entrar na audiência, o novo pontífice foi aplaudido de pé pelos presentes e no início da fala brincou de forma descontraída que as palmas deveriam ser somente ao fim do discurso.
Em seguida, Leão se direcionou aos profissionais falando sobre aqueles presos por exercerem a profissão de jornalista e disse que a imprensa livre deve ser defendida.
“O sofrimento destes jornalistas presos diz respeito à consciência das nações e a comunidade internacional, chamando a todos para guardar o bem precioso da liberdade de imprensa. Obrigado queridos amigos pelo seu serviço à verdade”, disse ele.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br