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Paródia como ferramenta de ensino: Alunos de Direito da Unimar aprendem Criminologia com música

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O curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) adotou uma metodologia inovadora, estimulando a criatividade e aprofundamento em Criminologia por meio de paródias musicais. A proposta idealizada pelo docente e procurador da República Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias, incentiva os alunos a traduzirem conteúdos densos da disciplina em canções e paródias, uma prática que transforma o aprendizado e fortalece o engajamento nas aulas.

Para o docente, Prof. Dr. Jefferson, esse modelo foi pensado para que o processo de aprendizagem dos acadêmicos fosse mais lúdico e engajante. “O objetivo é que os alunos façam paródias ou canções que expliquem temas atuais de Criminologia, que são densos, com muitas teorias que, no início, assustam os estudantes. Mas o resultado sempre é sensacional porque eles superam as expectativas. Neste ano, muitos usaram a inteligência artificial e outros apresentaram ao vivo, mas todos deram um verdadeiro show”, conta.

Ainda segundo o docente, o próximo passo é garantir que essas criações musicais tenham continuidade e impacto permanentes no ensino de Criminologia. “Agora pretendemos criar um repositório para eternizar essas experiências, pois servem de inspiração para outros alunos superarem limites e explorarem novas formas de ensinar e aprender. Estes são alunos do primeiro termo, recém-chegados à Universidade, que já conseguem transmitir assuntos complexos com leveza e tranquilidade”, complementa.

A acadêmica Jaqueline Martins, participante da iniciativa, revela como a paródia conduziu sua turma a novos níveis de entendimento. “Foi maravilhoso, porque a dificuldade da matéria foi superada com essa atividade lúdica. A gente se soltou, aprendeu mais, se aprofundou no tema e no ritmo musical. No começo, estávamos com vergonha de nos apresentarmos, mas foi surpreendente e muito bom compartilhar esse momento com os amigos, com descontração. Foi sensacional”, comemora.

A atividade facilitou a fixação do conteúdo e promoveu uma vivência coletiva e criativa, rompendo barreiras entre teoria e prática. Ao permitir que alunos do primeiro termo elaborem, com leveza, conteúdos complexos, desde conceitos, teorias até o uso de inteligência artificial, o curso fortaleceu um ambiente de aprendizagem ativo e colaborativo. A proposta representa um exemplo claro de como a Unimar inova na formação jurídica, abrindo espaço para metodologias que valorizam a participação do aluno, a interdisciplinaridade e a construção de um aprendizado significativo.

 

 

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