O historiador e comentarista político Marco Antonio Villa analisou as transformações ocorridas no Partido Republicano dos Estados Unidos e destacou como a figura de Donald Trump se tornou central na atual configuração da legenda.
A análise foi durante participação no WW Especial, com William Waack, que debateu o peso do indivíduo na história. O programa procurou examinar a influência de lideranças carismáticas no cenário político atual e ao longo do tempo.
Em sua análise, Villa ressaltou a importância de compreender as mudanças políticas em seu contexto histórico. Ele demonstrou como os partidos podem se transformar ao longo do tempo em resposta às demandas e características de cada época.
Villa traçou um panorama histórico, relembrando a sequência de vitórias democratas nas eleições presidenciais entre 1932 e 1948, com Franklin D. Roosevelt (1882-1945) e Harry Truman (1884-1972). Em seguida, mencionou o retorno dos republicanos ao poder em 1952 e 1956.
A ascensão de Trump e a nova face do Partido Republicano
O comentarista ressaltou que, no cenário político dos anos 1950, não haveria espaço para uma figura como Donald Trump no Partido Republicano.
“Aquele Partido Republicano, você vai ter lá um herói de guerra, Eisenhower [Dwight Eisenhower, 34º presidente dos EUA], o vice, um jovem político advogado, Richard Nixon, que também é vice em 1956 [ocupou o cargo de presidente dos EUA entre 1969 e 1974]. Não havia espaço para uma figura como o Trump”.
De acordo com Villa, Trump é “produto de um momento histórico” que estamos vivendo atualmente, especialmente a partir da segunda década deste século. O historiador enfatizou que as mudanças na sociedade abriram espaço para lideranças do estilo de Trump, o que resultou na transformação do próprio partido.
“Hoje, o Partido é o Trump, não tem mais aquelas lideranças do chamado velho e bom Partido Republicano, as lideranças históricas”, afirmou Villa, destacando como a legenda se distanciou de suas raízes tradicionais.
WW Especial
Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br