spot_img

Políticos entram em trend inspirada no Studio Ghibli e criada por IA

Mais notícias

Após ilustrações inspiradas no estilo das animações do Studio Ghibli inundarem as redes sociais, políticos brasileiros aproveitaram o momento e entraram na trend — tendência de criação que utiliza a nova ferramenta de inteligência artificial da OpenAI — para publicar desenhos de si.

Governadores, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, adotaram as publicações. Prefeitos de capitais brasileiras como Recife, com João Campos (PSB), e Rio de Janeiro, com Eduardo Paes (PSD), também.

O estúdio de animação que criou filmes como “A Viagem de Chihiro” e “Meu Amigo Totoro” utiliza o estilo clássico do estúdio de cinema japonês, e suas replicações pelas plataformas digitais chegaram a paralisar a GPT-4, nova ferramenta de geração de imagens do ChatGPT, por conta da sobrecarga dos pedidos, informou o CEO Sam Altman nas redes sociais.

Para o estrategista em comunicação política Marcelo Vitorino, parte da classe política entende que as redes sociais servem para criar aproximação com o eleitorado, e dentro dessa visão, há o uso de memes e também a adoção de conteúdos que entram nas tendências.

“O conteúdo foge um pouco da dureza cotidiana da agenda política, busca a simpatia e o engajamento, para gerar a percepção de que o político é gente como a gente e que está de olho nas tendências. Traz uma ideia de jovialidade às redes”, explicou Vitorino à CNN.

De acordo com especialista, que coordena campanhas eleitorais desde 2008, o impacto do eleitorado depende da rede escolhida. Facebook para os mais velhos, Instagram para os adultos e TikTok para os mais jovens.

Responsável pela concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a iniciativa privada, Tarcísio de Freitas publicou nesta sexta-feira (28) ilustrações inspiradas na animação japonesa.

Nas imagens, ele aparece batendo um martelo na B3, a bolsa de valores brasileira, sediada na capital paulista.

Já o prefeito carioca Eduardo Paes publicou uma série de ilustrações remetendo a algumas das ações coordenadas pela prefeitura.

Em um dos desenhos, Paes aparece de mãos abertas ao lado de um ônibus no Terminal Mato Alto, inaugurado pela sua gestão em maio do ano passado.

O prefeito João Campos e a deputada Tabata Amaral (PSB) se limitaram a postar ilustrações de si mesmos sem nenhuma ação específica vinculada.

O marqueteiro político Marcelo Vitorino acrescenta que o novo lançamento da Open-AI foi um “grande motivador da classe política”, mas atenta para a falta de regulação do tema no país, além de sinalizar um investimento maior por parte da direita brasileira no tema.

A onda de publicações levantou um debate nas redes sociais acerca dos direitos autorais.

“Ainda não há de fato uma regulação que trate sobre esse tema e dificilmente haverá uma que contemple o universo que está por vir”, prosseguiu Vitorino. “Particularmente acredito que o uso da direita é maior porque há mais investimento na comunicação profissional por partidos e políticos deste espectro”.

De acordo com o especialista, a esquerda, contudo, “se acomodou e está perdendo espaço com essa falta de visão de futuro”.

 



Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
nublado
22.8 ° C
22.8 °
22.8 °
67 %
2.2kmh
100 %
seg
32 °
ter
27 °
qua
33 °
qui
31 °
sex
23 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias