spot_img
spot_img

Por que os homens estão aparando os cílios?

Mais notícias

Além de embelezar, os cílios têm funções importantes: impedem que poeira e sujeira entrem nos olhos e ativam o reflexo de piscar.

Isso torna ainda mais difícil explicar a tendência nas redes sociais em que homens estão aparando — ou até raspando completamente — seus cílios em uma tentativa de parecerem “mais masculinos”.

Vídeos publicados no TikTok, Instagram e X nas últimas semanas [veja alguns abaixo] mostram homens se arriscando com lâminas perigosamente próximas aos olhos, em barbearias da Turquia à Nova Zelândia, em busca de cílios curtinhos. Enquanto alguns barbeiros usam máquinas elétricas de cortar cabelo, outros improvisam apenas com tesouras de cabeleireiro e, com sorte, uma mão firme.

“Os cílios são essenciais tanto para a experiência visual quanto para a saúde ocular,” afirmou Vickie Lee, cirurgiã oftalmológica e oculoplástica do Imperial College London, em entrevista por e-mail. “Além de funcionarem como uma barreira e desencadearem o reflexo de piscar, os cílios ajudam a reduzir o fluxo de ar sobre os olhos… mantendo a umidade, protegendo os olhos e proporcionando conforto, filtrando a luz solar intensa, reduzindo o brilho e melhorando a qualidade visual.”

@ferhat.ceylan3 Kirpik Kesimiyle Yeni Bir Görünüm 💈✂️ #kirpikkesme #berber #kuaför ♬ orijinal ses – ferhat.ceylan3

Lee explicou que os cílios seguem um ciclo natural de crescimento, caindo e voltando a crescer com o tempo, mas que há várias razões para evitar a remoção, como vem sendo mostrada nas redes sociais. “A remoção inadequada pode levar a complicações… Cortar ou aparar os cílios pode causar desconforto e irritação, pois pode deixar pontas afiadas que roçam na superfície ocular,” disse ela, além de haver o risco de “lesões oculares”.

A ascensão da “energia masculina”

Cílios volumosos e longos são há séculos símbolo de feminilidade e atratividade, retratados em obras de arte (como as de John Singer Sargent e Pablo Picasso), poesia (Thomas Hood) e literatura (F. Scott Fitzgerald). Pode haver até uma explicação evolutiva: uma pesquisa científica de 2005 descobriu que mulheres com rostos mais atraentes também tinham níveis mais altos do hormônio estrogênio — associado à fertilidade e fecundidade — características genéticas consideradas desejáveis do ponto de vista reprodutivo.

Mas no clima político atual, cada vez mais masculino, impulsionado por figuras controversas da “manosfera” como Andrew Tate e executivos de tecnologia como Mark Zuckerberg (que recentemente declarou seu apoio a uma maior “energia masculina” no mundo corporativo, dizendo ao podcaster Joe Rogan, em janeiro: “Uma cultura que celebra um pouco mais a agressividade tem seus méritos”), é fácil entender por que alguns homens querem eliminar qualquer traço em sua aparência que possa parecer feminino.

Foto oficial de JD Vance para o mandato como vice-presidente dos Estados Unidos
Foto oficial de JD Vance para o mandato como vice-presidente dos Estados Unidos • Divulgação

Até o vice-presidente JD Vance, defensor declarado do “direito dos homens a seus impulsos masculinos,” acabou envolvido nas novas exigências estéticas masculinas no que diz respeito aos olhos. Durante um debate eleitoral televisionado em outubro de 2024, a internet foi inundada de especulações de que Vance teria usado delineador para conseguir um visual de cílios escuros e marcantes. Os rumores foram tão intensos que o ex-congressista republicano George Santos se pronunciou: “Vance NÃO usa delineador,” escreveu no X. “Já o conheci pessoalmente antes de ele virar senador e posso confirmar que ele tem cílios longos e que projetam sombra na linha d’água. Cresçam, gente!”

Nenhum dos barbeiros que raspam cílios e que foram contatados pela CNN respondeu, mas um amigo da repórter, Spencer Bailey, de 48 anos e cílios longos, falou sobre sua experiência. “Já levei muita gozação ao longo dos anos por causa dos meus cílios grossos e escuros,” contou o profissional de TI londrino. “Mas nunca passaria uma máquina neles. Os comentários normalmente vêm de outros homens que dizem que são ‘femininos’ — mesmo eu tendo 1,88 m de altura — e perguntam se estou usando maquiagem ou, mais recentemente, se são postiços… Minha esposa gosta deles, mas parece que incomodam alguns caras.”

Após décadas de declínio, o tradicionalismo de gênero está em ascensão entre os eleitores republicanos nos Estados Unidos, segundo dados recentes citados pelo “The New York Times”. Na pesquisa “Views of the Electorate Research Survey” (realizada pela fundação Democracy Fund com a YouGov) feita após a reeleição de Donald Trump em novembro de 2024, os republicanos passaram a apoiar mais as chamadas “noções tradicionais de masculinidade,” com mais de três quartos dos homens e mulheres republicanos concordando com a afirmação de que “o que significa ser homem mudou, e isso não foi bom para a sociedade.”

A mesma pesquisa mostrou que 48% dos homens republicanos concordavam que as mulheres “deveriam voltar aos seus papéis tradicionais” na sociedade — um aumento significativo em relação a maio de 2022, quando o número era de 28%. Entre as mulheres republicanas, a concordância com essa ideia aumentou de 23% para 37% no mesmo período.

Quem quer cílios longos e grossos?

Embora essas opiniões sejam apenas isso (não há muitas evidências de que tenham se traduzido em mudanças reais de comportamento — mais mulheres em idade ativa estão empregadas do que nunca e as taxas de casamento e natalidade continuam em queda), trata-se de uma reversão notável em relação às tendências das últimas cinco décadas. No mesmo período, a porcentagem de respondentes que dizia que “o lugar da mulher é no lar,” medida pelo *American National Election Studies (ANES)*, caiu continuamente — de quase 30% em 1972 para 6% em 2008, quando a pergunta deixou de ser feita.

Com as mulheres sendo cada vez mais vistas e tratadas como “inferiores” aos homens, não surpreende que alguns homens estejam buscando evitar qualquer traço considerado “feminino.”

Já levei muita gozação ao longo dos anos por causa dos meus cílios grossos e escuros. Os comentários normalmente vêm de outros homens que dizem que são ‘femininos’ — mesmo eu tendo 1,88 m de altura

Spencer Bailey

“Quanto mais conservadora, retrógrada ou ‘tradicional’ uma sociedade se torna, mais ela tenta criar dois gêneros com aparência muito distinta,” disse Meredith Jones, professora honorária de estudos de gênero na Brunel University London, à CNN por telefone.

“Os cílios são um marcador binário forte,” afirmou Jones. “Atualmente há uma moda para que um dos sexos tenha cílios absurdamente longos, grossos e escuros. Eles são vistos como indicativos de uma feminilidade exagerada e, portanto, o oposto tem que ser verdadeiro para o sexo oposto.”

“O caso do JD Vance sendo ridicularizado por parecer usar maquiagem durante a eleição foi fascinante,” acrescentou Jones. “Porque o presidente Trump claramente usa maquiagem, mas o objetivo da maquiagem dele é parecer mais bronzeado, mais definido, mais ‘masculino’.”

Enquanto isso, influenciadoras e celebridades parecem estar abandonando os cílios marcantes no que vem sendo chamado de movimento **#fullfacenomascara**. Será que as mulheres também estão se afastando da tendência dos cílios grandes e hiperfemininos?

Apesar de o movimento “sem máscara de cílios” estar crescendo, com mais pessoas mostrando seus cílios naturais como parte de uma tendência estética mais minimalista, a máscara de cílios continua sendo um dos cosméticos mais usados, segundo Clare Hennigan, analista-chefe de beleza e cuidados pessoais da empresa de pesquisa Mintel. Na verdade, é o item de maquiagem para os olhos mais aplicado nos EUA, observou ela, indicando que “essa tendência de não usar máscara ainda levará bastante tempo, se é que um dia vai se popularizar.”

Mas as tendências, de fato, são cíclicas. E para toda ação há uma reação, apontou Jones: “As modas surgem a partir do momento em que vivemos,” disse ela. “Os anos 1960 foram um exemplo clássico. Uma das reclamações dos conservadores da época era que já não conseguiam distinguir homens de mulheres, por causa das calças boca de sino e dos cabelos compridos usados por ambos os sexos. Já nos anos 1980, como reação à primeira-ministra conservadora Margaret Thatcher, a moda nos clubes londrinos se tornou muito mais ousada. Esses movimentos sempre seguem ciclos.”

Legendários: conheça movimento que atrai nomes como Eliezer e Nigro

 



Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
céu limpo
16.9 ° C
16.9 °
16.9 °
75 %
2kmh
5 %
sáb
28 °
dom
27 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
21 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias