Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (23), o presidente da COP30, o diplomata André Corrêa do Lago, afirmou que o evento será uma grande oportunidade para mostrar a “influência positiva” que o Brasil pode ter no combate às mudanças climáticas.
“A COP é uma oportunidade de nós mostrarmos o Brasil trabalhando numa agenda que é completamente universal”, disse.
Ele afirma que o país tem uma “relevância muito particular” e que é, “sobretudo, uma coleção de soluções contra a mudança do clima”. De acordo com o diplomata, o país possui leis ambientais “muito avançadas”, mas que a dificuldade está em fazer cumpri-las.
“Estamos conclamando todos os setores a se juntar e conseguirem vir mostrar para o mundo o quanto o Brasil que cumpre a lei é infinitamente maior do que o Brasil que não cumpre”, afirmou.
Por isso, André Corrêa do Lago reforçou a necessidade da criação do que chamou de “pacto nacional”, de forma que o Brasil chegue “unido” na COP30, principalmente em um cenário onde os países, de acordo com ele, se encontram divididos quando o tema é a questão do clima.
“É normalíssimo o mundo estar dividido porque a mudança do clima está tendo um impacto na economia absolutamente brutal”, disse.
“Temos um potencial incrível, então acho que a gente tem que ajustar muito essa percepção do quanto a COP pode ser positiva para o Brasil”, completou.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br