O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por usar um avião KC-30, o maior da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), na viagem que fará ao Japão e ao Vietnã a partir de sábado (22). A aeronave tem autonomia de até 12 horas de voo e será necessário apenas uma parada técnica para abastecimento.
Se a escolha fosse pelo conhecido “Aerolula”, um Airbus 319, seriam necessárias ao menos duas paradas. A aeronave oficial da Presidência da República é dividida em três partes.
A primeira, com dez poltronas, é destinada às principais autoridades a bordo. No meio, uma sala de reuniões e na parte traseira assentos para demais passageiros, além de uma cama.
Foi este avião que, em setembro do ano passado, deu uma pane ao partir da Cidade do México. Foi preciso dar diversas voltas sobre a região do aeroporto para esvaziar o tanque da aeronave e fazer o pouso em segurança.
Já o KC-30, comprado no governo de Jair Bolsonaro (PL) por US$ 80 milhões, tem as configurações padrão de um avião de linha aérea regular, com as classes executiva e econômica, além de um espaço específico para a primeira classe.
O modelo é o mesmo usado na repatriação no Líbano e nos resgates de cidadãos brasileiros em Israel, em 2023. O KC-30 também já foi usado em outras missões, como para o envio de donativos ao Rio Grande do Sul.
A FAB tem dois aviões KC-30 (Airbus A330-200). Ambos têm capacidade para 238 passageiros e 45 toneladas de carga. Já foi usado para viagem aos Estados Unidos e chegou a ser preparado para uma missão presidencial na Rússia, que foi cancelada por conta de um acidente doméstico sofrido pelo presidente.
Lula já demonstrou insatisfação com o “Aerolula”, que foi comprado em 2004. Chegou a cogitar a compra de um novo avião.
No entanto, as discussões sobre o tema foram suspensas. Outra possibilidade é a adaptação do KC-30, mas, neste caso, a FAB perderia uma aeronave que é usada para o abastecimento de outros aviões em voo e para missões humanitárias.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br