O curso teve início em agosto com término em dezembro, acontecendo duas vezes por semana com uma hora e meia de aula por dia
Aconteceu na terça-feira, dia 20, na Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença”, a formatura da 18ª Turma do Curso de Informática Básica do Telecentro Marília “Terceira Idade na Era Digital”.
O curso de informática básica “Terceira Idade na Era Digital” – Telecentro Marília é um Programa permanente criado em 28/04/2010 pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura, que disponibiliza dez computadores e uma equipe capacitada para promover inclusão digital à terceira idade de nossa cidade e já formou 554 pessoas, ensinando desde as funções básicas do computador até como navegar na internet e utilizar softwares.
Totalmente gratuito, o curso é voltado para o aprendizado de informática de senhores e senhoras que nunca tiveram contato com o computador ou que já possuem alguma noção.
Com o crescimento dos serviços online devido à pandemia, a Biblioteca elaborou uma grade de matéria que contempla o que é mais utilizado na internet, tais como: Google Meet, e-mail, buscas no Google, checagem de Fake News, compras online, redes sociais entre outras.
O curso teve início em agosto com término em dezembro, acontecendo duas vezes por semana com uma hora e meia de aula por dia, totalizando uma carga horária de 42 horas.
O responsável pelo Programa Pedro Teixeira diz que o curso tem uma procura muito grande, pois os alunos que já se formaram indicam-no aos seus amigos e parentes aumentando a lista de interessados em cursá-lo.
“O curso é formatado para atender as necessidades do público, tanto no básico, onde aprenderão a ligar/desligar o computador, criar pastas, digitar, salvar documentos, entre outras tarefas, quanto no avançado (o qual é voltado totalmente à Internet), em que aprenderão a fazer uso de redes sociais, navegar e realizar compras na web com segurança, consultar sites de pesquisa (Google), assistir vídeos do youtube, criar e utilizar e-mail, entre outros assuntos incluídos na grade de programação do curso”, disse Pedro.
Além do conteúdo visto nas aulas, os alunos têm a possibilidade de aprofundarem seus conhecimentos com livros temáticos do acervo da biblioteca. Ao longo das aulas existe uma intensa troca de experiências e aprendizados entre os participantes, o estabelecimento de laços de amizade, e maior proximidade com o universo da Biblioteca Viva.
Os interessados em realizar o curso devem entrar em contato pelo telefone: (14) 3454-7434 e falar com Pedro ou André (das 8h às 18h), ou comparecer à Biblioteca Municipal, localizada na Rua: São Luiz, 1.295, Centro.
Fotos: Divulgação