A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), vai se filiar ao PSD em março. A cerimônia de filiação deve acontecer no próximo dia 10, no Recife.
Lyra já vinha dialogando com o PSD, de Gilberto Kassab, e a filiação foi confirmada nesta terça-feira (25).
Eleita pelo PSDB em 2022, a governadora já havia mostrado incômodo com a postura do partido tucano em relação ao governo federal e admitido a possibilidade de deixar a sigla.
A CNN já havia apurado com aliados da governadora que ela buscava um partido próximo ao governo federal, já que está em processo de aproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na semana passada, o núcleo nacional do PSDB admitiu que poderia perder Raquel Lyra caso não houvesse avanços na reestruturação do partido nos próximos meses.
O PSDB tem conduzido estudos para avaliar uma possível fusão ou incorporação com outra legenda. A ideia é que o processo seja concluído ainda este ano.
À CNN, o presidente nacional dos tucanos, Marconi Perillo, afirmou que “a primeira premissa é que o PSDB vai continuar como partido”.
“Agora, é claro que estamos estudando o que fazer. De repente a gente pode fazer uma fusão, resguardando o nosso programa, o nosso legado e os nossos princípios. Isso a gente vai discutir nos próximos meses, não há pressa”, disse Perillo.
*Com informações de Pedro Venceslau
Fonte: www.cnnbrasil.com.br