spot_img

Quem é Baptista Jr., ex-chefe da FAB que depõe ao STF sobre plano de golpe

Mais notícias

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta segunda-feira (19), as audiências com testemunhas indicadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito da ação penal que investiga uma suposta tentativa de Golpe de Estado após as eleições de 2022.

As oitivas estão previstas para começar às 15h. Neste primeiro dia, estão previstos cinco depoimentos, entre eles, o do ex-comandante da Aeronáutica no governo Bolsonaro, Carlos de Almeida Baptista Junior.

 

Nesta fase do caso, quem conduz os depoimentos são os juízes-auxiliares do gabinete do ministro Alexandre de Moraes. Todas as audiências serão realizadas por videoconferência e acompanhadas pelas defesas dos denunciados, além de representantes da PGR.

Durante o inquérito, que resultou na ação penal, o tenente-brigadeiro prestou depoimento à Polícia Federal (PF), e afirmou ter presenciado reuniões com teor golpista.

Assim como o general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército, o ex-comandante da Aeronáutica relatou ter se posicionado contra a possibilidade de ruptura democrática.

Quem é Carlos de Almeida Baptista Junior

Natural de Fortaleza, no Ceará, Baptista Junior ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 3 de março de 1975 e foi promovido ao posto de tenente-brigadeiro em 31 de março 2018.

O ex-comandante é filho do tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, que também foi comandante da hierarquia no período de 1999 a 2003.

O militar iniciou sua carreira na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e foi primeiro comandante do 2º/6º Grupo de Aviação – Esquadrão Guardião; comandante da Base Aérea de Fortaleza; adjunto do Adido de Defesa e Aeronáutica nos Estados Unidos; presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate; comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro; diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico; vice-chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa; e comandante do Comando-Geral de Apoio.

Segundo informações da FAB, o tenente possui 4 mil horas de voo, sendo 2.200 horas em aeronaves de caça.

Baptista Junior se tornou comandante em 2021 e, em 2023, transmitiu o cargo ao tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno.

*Com informações de Jussara Soares e Gabriela Prado

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Marília
céu limpo
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
34 %
2.6kmh
4 %
seg
28 °
ter
29 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
28 °

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img
spot_img
spot_img

Últimas notícias