Com o fim do período das chuvas, projeto colaborativo de plantio de árvores de Ribeirão Preto encerra temporada de plantio e apresenta balanço de ações na cidade. Novas ações retornam em novembro deste ano, com a chegada da temporada das chuvas
O ArboreSer, projeto colaborativo de arborização e educação ambiental em Ribeirão Preto, encerrou a temporada 2024/2025 com resultados significativos. Entre abril de 2024 e março de 2025, foram realizadas 65 ações de plantio, resultando no plantio de 1.450 árvores de 89 espécies diferentes em 60 áreas, abrangendo 30 bairros da cidade. O projeto contou com a participação ativa de 1.224 voluntários e 14 empresas parceiras, além de ter atendido cinco escolas e promovido três ações solidárias.
“Estou impressionado com o número de bairros e áreas que contemplamos, assim como com a quantidade de voluntários mobilizados. Realizar 65 ações é um feito significativo, sem contar as ações individuais que não contabilizamos”, destacou Gula Biagi, idealizador do projeto.
A temporada de plantios do ArboreSer ocorre oficialmente entre os meses novembro e março, aproveitando o período das chuvas. Contudo, o projeto também realiza uma pré-temporada, que se inicia em abril e segue até outubro, focando na manutenção e no plantio irrigado, quando as condições climáticas permitem. Esse modelo possibilita que o projeto alcance uma maior abrangência, garantindo a irrigação das mudas durante o inverno.
Ações de Cidadania
Além do plantio, as ações do ArboreSer incluem visitas em escolas e empresas com encontros explicativos sobre técnicas de plantio e a importância da arborização urbana. “Nosso propósito vai além de plantar árvores. Queremos engajar a comunidade e fomentar a cidadania ambiental, tornando cada participante parte ativa do processo de transformação da cidade”, destaca Gula Biagi.
Desde sua fundação, o ArboreSer já plantou mais de 8.500 árvores, com a meta de atingir 42 mil mudas. A colaboração da comunidade e de empresas parceiras tem sido essencial para o sucesso das iniciativas, que também se destacam pela inclusão cultural, com a participação de artistas locais na criação de estacas coloridas instaladas nas áreas plantadas.
Imprensa
Verbo Nostro Comunicação Planejada
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (valter@verbo.jor.br)